Estágios em relações internacionais: evidências empíricas de um curso estabelecido no interior do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e86135

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar a contribuição dos estágios no contexto acadêmico dos Bacharelados em Relações Internacionais. A pesquisa foi desenvolvida ao longo do ano de 2021, durante as atividades de orientação de estágios não-obrigatórios, em um curso localizado no interior do Brasil. Diante da ausência de levantamentos prévios sobre o papel dos estágios, este trabalho fundamentou-se na Lei nº 11.788 de 2008, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Bacharelados em Relações Internacionais, no Projeto Pedagógico do Curso e literatura sobre estágios na formação universitária.  Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso com finalidade exploratória, de abordagem quali-quanti, realizado por meio de fontes documentais, bibliográficas e levantamento junto aos acadêmicos que realizaram atividades de estágio no ano de 2021. Do universo de 224 acadêmicos regularmente matriculados no ano, apenas 11 realizaram estágios, definidos como não-obrigatórios no curso. Os resultados do levantamento entre os alunos apontam que, na sua percepção, os estágios contribuem para a formação de habilidades e competências previstas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A pesquisa também sugere que o papel dos estágios como experiência de aprendizagem carece de discussão e análise, tanto no curso onde foi realizada, quanto nos cursos de Relações Internacionais estabelecidos no Brasil.  

Biografia do Autor

Silvana Schimanski, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora Adjunta do Curso de Relações Internacionais, vinculado ao Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). e-mail: silvana.schimanski@ufpel.edu.br

Doutora em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB), com período de estágio Doutoral no Instituto de Altos Estudos Internacionais e do Desenvolvimento (IHEID), em Genebra-Suíça. Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). 

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Publicado

2022-11-28

Edição

Seção

Artigos