Estágios em relações internacionais: evidências empíricas de um curso estabelecido no interior do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e86135Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar a contribuição dos estágios no contexto acadêmico dos Bacharelados em Relações Internacionais. A pesquisa foi desenvolvida ao longo do ano de 2021, durante as atividades de orientação de estágios não-obrigatórios, em um curso localizado no interior do Brasil. Diante da ausência de levantamentos prévios sobre o papel dos estágios, este trabalho fundamentou-se na Lei nº 11.788 de 2008, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Bacharelados em Relações Internacionais, no Projeto Pedagógico do Curso e literatura sobre estágios na formação universitária. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso com finalidade exploratória, de abordagem quali-quanti, realizado por meio de fontes documentais, bibliográficas e levantamento junto aos acadêmicos que realizaram atividades de estágio no ano de 2021. Do universo de 224 acadêmicos regularmente matriculados no ano, apenas 11 realizaram estágios, definidos como não-obrigatórios no curso. Os resultados do levantamento entre os alunos apontam que, na sua percepção, os estágios contribuem para a formação de habilidades e competências previstas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais. A pesquisa também sugere que o papel dos estágios como experiência de aprendizagem carece de discussão e análise, tanto no curso onde foi realizada, quanto nos cursos de Relações Internacionais estabelecidos no Brasil.
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