O professor no ensino remoto durante a pandemia do novo Corona Vírus: desafios enfrentados e quebra de sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e86684

Resumo

A pandemia do coronavírus (COVID-19) trouxe vários desafios à humanidade, dentre eles, o prosseguimento de atividades relevantes, como as que envolvem ensino e aprendizagem em nível superior. O trabalho objetiva compreender como se apresentaram os desafios vivenciados pelos professores na realização do ensino remoto durante o período emergencial da pandemia. Para isso, adota a pesquisa qualitativa básica, tendo como participantes os professores que lecionaram pelo menos uma disciplina no Período Letivo Suplementar Excepcional na UFRN, perfazendo um total de 19 entrevistados. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas individuais semiestruturadas, realizadas de forma remota. A partir da análise do corpus textual, consolidou-se 28 códigos, divididos em seis categorias, evidenciando-se como categoria central a que tratou dos desafios da relação do professor com o aluno, sendo destacados também códigos relevantes das categorias de desafios tecnológicos, pedagógicos e de suporte. O trabalho é pioneiro em utilizar a Grounded Theory como método de análise para o fenômeno e no campo teórico fornece novos elementos ao framework conceitual inicial. Sua contribuição prática diz respeito à consolidação de um modelo conceitual que pode ser observado pelas instituições de ensino. Socialmente, a pesquisa contribui para o aprimoramento das práticas do ensino remoto.

Biografia do Autor

João Paulo Oliveira Lucena, PPGA/UFRN

Mestre e doutorando em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Adminsitração

Thales da Costa Lago Alves, PPGA/UFRN

Mestre e Doutorando em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Administração

Anatália Saraiva Martins Ramos, DEPAD/PPGA/UFRN

Doutora em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Ciências Administrativas, Programa de Pós-graduação em Administração

Referências

AFSHARI, Mojgan et al. Factors affecting the effective implementation of e-learning in educational institutions. Turkish Online Journal of Science & Technology, v. 3, n. 3, 2013.

ALDOWAH, Hanan; AL-SAMARRAIE, Hosam; GHAZAL, Samar. How course, contextual, and technological challenges are associated with instructors’ individual challenges to successfully implement e-learning: A developing country perspective. IEEE Access, v. 7, p. 48792-48806, 2019.

ALONSO, Rosita Romero; PLAZA, Irma Riquelme; ORFALI, Carol Halal. Barriers in teacher perception about the use of technology for evaluation in Higher Education. Digital Education Review, n. 35, p. 170-185, 2019.

ALTURISE, Fahad. Difficulties in teaching online with blackboard learn effects of the COVID-19 pandemic in the western branch colleges of qassim university. International Journal of Advanced Computer Science and Applications, v. 11, n. 5, p. 74-81, 2020.

ANDERSSON, Annika; GRÖNLUND, Åke. A conceptual framework for e‐learning in developing countries: A critical review of research challenges. The electronic Journal of information systems in developing Countries, v. 38, n. 1, p. 1-16, 2009.

BARTUNEK, Jean M. et al. On the receiving end: Sensemaking, emotion, and assessments of an organizational change initiated by others. The Journal of applied behavioral science, v. 42, n. 2, p. 182-206, 2006.

BERGER, Peter Ludwig; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: vozes, 2007.

BLACKMON, Stephanie. MOOC makers: Professors’ experiences with developing and delivering MOOCs. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 19, n. 4, 2018.

Brasil, Ministério da Saúde. Brasil confirma primeiro caso da doença. Portal Eletrônico do Ministério da Saúde, Brasília, 26 fev. de 2020. Disponível em: https://bityli.com/XL8qev. Acesso em: 20 de out. de 2010.

CAELLI, Kate; RAY, Lynne; MILL, Judy. ‘Clear as mud’: toward greater clarity in generic qualitative research. International journal of qualitative methods, v. 2, n. 2, p. 1-13, 2003.

GLASER, Barney G. Advances in the methodology of grounded theory: Theoretical sensitivity. University of California, 1978.

GLASER, Barney G.; STRAUSS, Anselm L. Discovery of grounded theory: Strategies for qualitative research. Routledge, 2017.

GIL-JAURENA, Inés; DOMÍNGUEZ, Daniel. Teachers’ roles in light of massive open online courses (MOOCs): Evolution and challenges in higher distance education. International Review of Education, v. 64, n. 2, p. 197-219, 2018.

GIULIANI, Marco. Sensemaking, sensegiving and sensebreaking: The case of intellectual capital measurements. Journal of Intellectual Capital, v. 17 n. 2, p. 218-237, 2016.

GOULDING, Christina. Grounded theory, ethnography and phenomenology: A comparative analysis of three qualitative strategies for marketing research. European journal of Marketing, v. 39, n. 4, p. 294-308, 2005.

KIRKOVA-BOGDANOVA, Angelina; TANEVA, Daniela. ICT Usage and E-Courses Development by Faculty Staff in Healthcare Majors at Medical University–Plovdiv. TEM Journal, v. 9, n. 2, p. 731, 2020.

KHAN, Abdul Sattar; NAWAZ, Allah. Role of contextual factors in using e-Learning systems for higher education in developing countries. J. Educ. Res. Stud, v. 1, n. 4, p. 27-34, 2013.

LONGHURST, Georga J. et al. Strength, weakness, opportunity, threat (SWOT) analysis of the adaptations to anatomical education in the United Kingdom and Republic of Ireland in response to the Covid‐19 pandemic. Anatomical sciences education, v. 13, n. 3, p. 301-311, 2020.

MAITLIS, Sally; CHRISTIANSON, Marlys. Sensemaking in organizations: Taking stock and moving forward. Academy of Management Annals, v. 8, n. 1, p. 57-125, 2014.

MERCADER-JUAN, Cristina. Las resistencias del profesorado universitario a la utilización de las tecnologías digitales. Aula Abierta, v. 48, n. 2, p. 167-174, 2019.

MERRIAM, Sharan B.; TISDELL, Elizabeth J. Qualitative research: A guide to design and implementation. John Wiley & Sons, 2015.

MARTINHO, Domingos; JORGE, Idalina. Os constrangimentos dos professores do ensino superior presencial em relação à adoção do ensino online. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 19, n. 1, p. 161-182, 2016.

MILES, Matthew B.; HUBERMAN, A. Michael; SALDAÑA, Johnny. Qualitative data analysis: A methods sourcebook. Arizona: Sage Publications, 2014.

MOHMMED, Abdalellah O. et al. Emergency remote teaching during Coronavirus pandemic: the current trend and future directive at Middle East College Oman. Innovative Infrastructure Solutions, v. 5, n. 3, p. 1-11, 2020.

MULLA, Zuber D. et al. Novel coronavirus, novel faculty development programs: rapid transition to eLearning during the pandemic. Journal of Perinatal Medicine, v. 48, n. 5, p. 446-449, 2020.

NURAKUN KYZY, Zhumagul; ISMAILOVA, Rita; DÜNDAR, Hakan. Learning management system implementation: a case study in the Kyrgyz Republic. Interactive Learning Environments, v. 26, n. 8, p. 1010-1022, 2018.

PAGRAM, Penporn; PAGRAM, Jeremy. Issues in E‐Learning: A thai case study. The Electronic Journal of Information Systems in Developing Countries, v. 26, n. 1, p. 1-8, 2006.

PRATT, Michael G. Central questions in organizational identification. Identity in organizations, v. 24, n. 3, p. 171-207, 1998.

RIBEIRO, Tarsila Santos; CAVAZOTTE, Flávia de Souza Costa Neves. Liderança e Sentido nas Organizações: uma Análise Bibliométrica da Produção Científica de 2012 a 2017. In: IX Congresso Nacional de Administração e Contabilidade-AdCont 2018. 2018.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. del P. B. Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.

STRAUSS, A. CORBIN. J. Pesquisa Qualitativa–Técnicas e Procedimentos para o Desenvolvimento de Teoria Fundamentada. Porto Alegre: Artmed, 2008.

TARHINI, Ali; HONE, Kate; LIU, Xiaohui. The effects of individual differences on e-learning users’ behaviour in developing countries: A structural equation model. Computers in human behavior, v. 41, p. 153-163, 2014.

UFRN. Portaria 452/2020-R. Portal da UFRN. Natal, 17 de mar. de 2020. Disponível em: https://bityli.com/zdZhOGG. Acesso em: 18 de out. de 2020.

UFRN. Resolução 023/2020-CONSEPE. Portal da UFRN. Natal, 01 de jun. de 2020. Disponível em: https://bityli.com/KIcBuP. Acesso em: 18 de out. de 2020.

ZHU, Tiejun. Empirical research on the application of online teaching in Chinese colleges and universities under the situation of novel coronavirus pneumonia prevention and control. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), v. 15, n. 11, p. 119-136, 2020.

WEICK, Karl E. Sensemaking in organizations. Sage, 1995.

WEICK, Karl E. Enacted sensemaking in crisis situations [1]. Journal of management studies, v. 25, n. 4, p. 305-317, 1988.

WEICK, K.; SUTCLIFFE, K.; OBSTFELD, David. Organizing and the process of sensemaking. Handbook of decision making, v. 16, n. 4, p. 83, 2010.

WHITTINGTON, Richard; MELIN, Leif. The challenge of organizing/strategizing. Innovative forms of organizing, p. 35-48, 2003.

Downloads

Publicado

2022-11-28

Edição

Seção

Artigos