Mulheres em posição de liderança: desafios enfrentados em uma instituição de ensino federal
Palavras-chave:
Liderança Feminina, Gestão Universitária, MulheresResumo
A designação de mulheres para cargos de gestão universitária ainda é algo desafiador no Brasil. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar como as mulheres têm enfrentado os desafios da gestão em uma universidade pública federal. Para dar suporte a essa pesquisa, utilizou-se o referencial teórico sobre a mulher e o trabalho, a mulher e a liderança e, a gestão universitária. A pesquisa realizada teve orientação qualitativa. Para a coleta de dados, foram entrevistadas vinte gestoras de uma universidade federal, sendo adotado um roteiro semiestruturado investigando as experiências vivenciadas pelas participantes no exercício de cargos de liderança. Como principais resultados encontrados, nota-se que não há um preparo para as gestoras ao assumirem os cargos de gestão na universidade. Essa falta de preparo impacta na credibilidade das líderes perante os demais colegas, e ocasiona em uma maior sobrecarga de tarefas, a qual se agrava pelo fato de lidarem com atividades como a maternidade, casamento, família e atividades domésticas. Além disso, nota-se que ainda há discriminação de gênero no ambiente profissional, no qual costumam ser questionadas e colocadas em teste constantemente. Entende-se que as gestoras tendem a ter um esforço maior na função, devido à necessidade de argumentação para serem ouvidas. Espera-se que este estudo possa contribuir para a gestão universitária ao pontuar os maiores desafios enfrentados pelas gestoras no exercício de sua função. Além disso, acredita-se que o presente trabalho possa contribuir para conscientização dos docentes quanto à discriminação de gênero existente e principais dificuldades vivenciadas pelas mulheres.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Edições 70. São Paulo, 1977.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: fatos e mitos. v. 1. 4 ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.
BITTAR, Ana Teresa Fernandez. & ELEUTERIO, Fernanda Barbosa. GÊNERO E LIDERANÇA: As motivações de mulheres que declinaram de cargos de Liderança. Florianópolis, 2018.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 11 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
BRUSCHINI, Cristina. Trabalho feminino no Brasil: novas conquistas ou persistências da discriminação? Meeting of the Latin American Studies Association. Chicago, sep. 1998. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/ar/libros/lasa98/Bruschini.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2021.
CANOVA, Juliane Meurer. Mulheres em Cargos de Liderança na Caixa Econômica Federal. Porto Alegre, 2010.
ÉSTHER, Angelo Brigato. As competências gerenciais dos reitores de universidades federais em Minas Gerais: a visão da alta administração. CADERNOS EBAPE. BR, v. 9, Edição Especial, artigo 10, Rio de Janeiro, Jul. 2011.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOMES, Osmailda da Fonseca et al. Sentidos e implicações da gestão universitária para os gestores universitários. Revista GUAL, Florianópolis, v. 6, n. 4, p. 234-255, Edição Especial. 2013.
HIRATA, Helena. Mudanças e permanências nas desigualdades de gênero: divisão sexual do trabalho numa perspectiva comparativa. Friedrich Ebert Stiftung Brasil, n. 7, out/2015. Disponível em: https://library.fes.de/pdf-files/bueros/brasilien/12133.pdf. Acesso em: 03 set. 2020.
IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2012-2016. Disponível em <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101551_informativo.pdf>. Acesso em: 10 out. 20.
KANAN, Lilia Aparecida. Poder e liderança de mulheres nas organizações de trabalho. Organizações & Sociedade, Salvador, v. 17, n. 53, abr. 2010. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=400638321002>. Acesso em: 06 mai. 2021.
LERNER, Gerda. La creación del patriarcado. Tradução de Editorial Crítica, S.A., Aragó. Barcelona: NOVAGRÀFIK, 1990. Disponível em: https://partidofarc.com.co/sites/default/files/Copia%20de%20Gerda%20Lerner%20-%20La%20creacio%CC%81n%20del%20patriarcado.pdf Acesso em: 15 jul. 2020.
MARRA, Adriana Ventola. & MELO, Marlene Catarina de Oliveira. A Prática Social de Gerentes Universitários em uma Instituição Pública. RAC, v. 9, n. 3, Jul./Set. 2005.
NOGUEIRA, Elaine Cristina Oliveira Rocha & KUBO, Edson Keyso de Miranda. Sentidos do Exercício da Liderança por Mulheres Executivas Brasileiras, Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, São Paulo, v. 4, n. 2, p 114-133, jul./dez. 2013.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SILVA, Bruno Camilo de Souza Lima. Patriarcado e teoria política feminista: Possibilidades na ciência política. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais, 2019.
SILVA, Fabiula Meneguete Vides. A transição para a gestão universitária: O significado das relações interpessoais. R. Adm. FACES Journal Belo Horizonte · v. 11 · n. 4 · p. 72-91 · out./dez. 2012.
SOUZA, Irineu Manoel. Gestão das Universidades Federais Brasileiras: uma abordagem fundamentada na Gestão do Conhecimento. 2009, Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) Programa de Pós-Graduação e Engenharia e Gestão do Conhecimento – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
SOUZA, Irineu Manoel. & KOBIYAMA, Adriana Regina Costa Espíndola. Políticas de gestão de pessoas para as universidades federais. In: COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTIÓN UNIVERSITARIA EN AMÉRICA DEL SUR, 10., 2010, Mar del Plata. Anais... Mar del Plata, [S.n.], 2010.
THIRY-CHERQUES, H. R. Saturação em pesquisa qualitativa: estimativa empírica de dimensionamento. Af-Revista PMKT. n. 3 p. 20-27, 2009. Disponível em: < http://www.revistapmkt.com.br/Portals/9/Edicoes/Revista_PMKT_003_02.pdf >. Acesso em: 28 mai. 2016.
TOTANI, Adriana Venturim. Gestão Feminina – Um Diferencial de Liderança Mito ou Nova Realidade. VII CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO. Local: Niterói, 2011.
VINUTO, Juliana. A Amostragem em Bola de Neve na Pesquisa Qualitativa: Um Debate em Aberto. Temáticas, Campinas, 22, (44): 203-220, ago/dez. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O autor transfere todos os direitos autorais do artigo para a Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, fará constar o competente registro e agradecimento à Revista.
Os artigos publicados neste periódico estão sob licença: Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0).