A percepção dos servidores técnico-administrativos da UFJF quanto à adoção do trabalho remoto no contexto pós pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1983-4535.2024.e95732

Palavras-chave:

Trabalho Remoto, Técnicos Administrativos em Educação, Pandemia, Administração Pública, Gestão Universitária

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar a percepção dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) quanto à adoção do trabalho remoto no contexto pós-pandemia. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de campo, com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionário fechado em meio eletrônico aos TAES da UFJF em situação ativa e permanente. A partir da amostra final de 277 servidores foi realizado o tratamento estatístico dos dados por meio do software R revelando um perfil composto em sua maioria por mulheres, pessoas que não têm filhos, com alto nível de escolaridade, que trabalham na UFJF entre cinco à dez anos, ocupam cargos de nível D, não exercem funções ligadas à gestão ou chefia e lotados no campus de Juiz de Fora, em unidades acadêmicas. Se destacaram na pesquisa questões como o isolamento social, a hiperconexão, o direito à desconexão e os recursos para trabalhar. A maior parte dos TAES tem uma opinião favorável ou neutra em relação ao teletrabalho e gostaria de continuar trabalhando remotamente, com eventuais presenças ao local de trabalho. Por fim, constatou-se haver associação entre a variável “opinião caso a UFJF adotasse o teletrabalho” e as variáveis, idade, ter ou não filhos, tempo de trabalho na UFJF, fornecimento dos meios necessários para o trabalho remoto e avaliação dos recursos próprios para o teletrabalho.

Biografia do Autor

Mariana Marta Paschoal Ferreira da Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora / Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública

Mestra pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (PROFIAP / UFJF). Graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Técnica Administrativa em Educação na Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Denis Alves Perdigão, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD / UFMG). Professor permanente do Programa de Mestrado Acadêmico em Administração no campus de Juiz de Fora. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP. Pesquisador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS/UFMG).

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2024-02-07

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