Análise do papel do professor orientador no processo de orientação à distância: Um estudo de caso comparativo entre instituição pública e privada

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Mirian Loureiro Fialho
Andreia de Bem Machado

Resumo

O presente artigo visa apresentar o estado da arte acerca do papel do professor orientador e os desafios constantes enfrentados no processo de orientação. Comunicar-se é um desafio que encontramos todos os dias nos diferentes espaços sociais. Na ensino a distância, o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA tem o papel de enfrentar esse desafio com um elemento a mais a virtualidade. O artigo tem o objetivo de analisar o papel do professor orientador no processo de orientação a distância: através de estudo de caso comparativo entre instituição pública e privada  no processo de produção de teses e dissertações dos programas de pós-graduação na modalidade a distância.

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Seção
Gestão do Conhecimento
Biografia do Autor

Mirian Loureiro Fialho, FUNIBER

Doutor em Engenharia de Produção, Gestão da Sustentabilidade, Bióloga. Atuou de 1998 a 2003 como professor do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde e de Ciências Sociais Aplicadas da UNISUL. Professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFSC de 1998 a 2001. De 2003 ao presente atua como Tutora Acadêmica  e orientadora à distância na área de Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Sustentabilidade,Educação Ambiental na FUNIBER, Fundação Universitária IberoAmericana.  É professora Orientadora no Curso Pós Graduação no Ensino de Ciências, Pós-graduação em Mídias e Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos UAB/IFSC. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, educação, meio ambiente, e novas tecnologias

Andreia de Bem Machado, FUNIBER - Brasil

Doutoranda na UNINI- México, Mestrado em Educação Científica e Tecnologica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Alfabetização. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1995). Tem experiência na área de Educação da educação infantil a educação de jovens e adultos. Atua desde 2004 na área de Educação a Distância. É professora Orientadora no Curso Pós Graduação no Ensino de Ciências, Pós-graduação em Mídias e Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos . Coordenadora de Alunos nos cursos de Educação Funiber-Brasil . Linha de Pesquisa : Ensino de Ciências e Educação a Distância