Gestão da sustenteabilidade: Compostagem otimizada em resíduos sólidos orgânicos com a utilização de metodologia enzimática na implantação de uma usina de compostagem de lixo no município de Santa Juliana/MG

Conteúdo do artigo principal

Mirian Loureiro Fialho
Luiz Antônio Alves Pereira

Resumo

Este trabalho intenta propor um estudo sobre os aspectos inerentes à utilização de enzimas na compostagem acelerada de resíduos sólidos orgânicos decorrentes dos resíduos urbanos, através de um estudo detalhado da implantação de uma usina de compostagem otimizada por enzimas, no município de Santa Juliana em MG, transformando os RSUs em um fertilizante com características organominerais. O procedimento metodológico empregado consistiu na transformação acelerada por ação enzimática dos resíduos orgânicos gerados durante a disposição final diária praticada no município, em um composto organomineral. Foram também avaliados, de acordo com as análises de dados fornecidas, os aspectos de aproveitamento dos resíduos gerados para a compostagem, manifestando um enorme potencial para a minimização da disposição destes resíduos. A conclusão aponta para a fundamental importância de se implantar ferramentas que possibilitem em primeiro plano a conscientização ambiental da comunidade na separação de resíduos, e em segundo plano contribuir com uma solução ambientalmente correta no tocante à disposição final de resíduos orgânicos urbanos, assim como a produção de um excelente composto organomineral para a utilização agrícola local.

Detalhes do artigo

Seção
Gestão do Conhecimento
Biografia do Autor

Mirian Loureiro Fialho, FUNIBER

Doutor em Engenharia de Produção, Gestão da Sustentabilidade, Bióloga. Atuou de 1998 a 2003 como professor do Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde e de Ciências Sociais Aplicadas da UNISUL. Professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFSC de 1998 a 2001. De 2003 ao presente atua como Tutora Acadêmica à distância na área de Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Sustentabilidade,Educação Ambiental na FUNIBER, Fundação Universitária IberoAmericana, atuando também como Coordenadora da Tutoria Brasil na área de Meio Ambiente e Saúde e Nutrição à Distância, desde Junho de 2010. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, educação, meio ambiente, e novas tecnologias.

Luiz Antônio Alves Pereira, Universidade Cândido Mendes

Graduado em Ciências Biológicas pela UNIG/RJ; Pós Graduado “MBA” em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela UNIPLI/RJ; e Pós-graduação MSc “Máster en Gestión y Auditorías Ambientales en Ingeniería y Tecnología Ambiental” pela Univerdidad de León – España; especialização em Economia Ambiental (GHG Protocol, NBR/ISO 14.064) através da BECE (Brazilian Environmental Commodities Exchange); Auditor Leader ISO 14.001 através do BV Certificadora, e ISO 9.001 Através do BV/TÜV-NORD; especialista em Auditorias de GHG “Protocol Brasil”,  Perito Judicial Ambiental filiado ao (CONPEJ) sob o n° 01.00.1047; Oil Recovey Expert “In, On and Offshore; Coordenador de E.I.A./R.I.M.A.. Atua há quatro anos como docente nos cursos de pós graduação de Gestão ambiental e Direito Ambiental pelo IAVM na Universidade Cândido Mendes, como Instrutor do Instituto de Ciências Náuticas (ICN) e como pesquisador em parceria com a Bioson Organics e frente ao Instituto Capixaba de Ciências e Administração junto à Universidade de Vila Velha.