Ferramentas de avaliação de Gestão do Conhecimento: Um estudo bibliométrico

Conteúdo do artigo principal

Patrícia de Sá Freire
Alexandre T. Ueno
Marco Antonio Harms Dias
Neri dos Santos

Resumo

Esse artigo analisa as ferramentas de avaliação de Gestão do Conhecimento (GC) que são sugeridas pelas publicações científicas e pelas consultorias especializadas apontando os principais fatores de analise. A pesquisa exploratória de natureza qualitativa utilizou a revisão sistemática da literatura como método de pesquisa bibliográfica, respeitando os passos de planejamento, execução e relatoria sugeridos pelo Manual Cochrane e o NHS/York. Em seguida foi realizada busca dirigida ao tema “ferramentas de avaliação de GC” junto às publicações especializadas em Gestão do Conhecimento para ampliar a abrangência e focar a busca. Nesse artigo serão apresentados os primeiros resultados das analises que estão sendo realizadas, especificamente a partir da ferramenta sugerida pelo Manual de Técnicas e Ferramentas da Associação Asiática de Produtividade (APO). Pela analise bibliométrica percebe-se que os estudos sobre o tema estão em evidência, com maior ênfase na avaliação das ferramentas existentes, superando em quantidade as publicações que avaliam a própria GC. A contribuição desse estudo se faz pela construção de quadros importantes para a fundamentação teórica de estudos sobre GC e suas ferramentas de avaliação, pois podem ser considerados a base do estado da arte até 2010 sobre conceitos para GC, suas ferramentas de avaliação e os fatores organizacionais de análise.

Detalhes do artigo

Seção
Gestão do Conhecimento
Biografia do Autor

Patrícia de Sá Freire, Atua como consultora de empresas há 25 anos. É professora da UNESC.

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento/ UFSC (2013). Mestre em EGC/UFSC (2010). Atua como consultora de empresas há 25 anos. É professora da UNESC, membro do Instituto de Gestão de Mudanças Estratégicas e Pessoas e, do Projeto CNPQ Propriedade intelectual, Desenvolvimento e Inovação. É avaliador da revista RGO e participa da Comissão Científica da RBPG. Por dois anos seguidos, 2011 e 2012, foi escolhida como um dos cinco Executivos de Excelência em Gestão do Conhecimento no Brasil pelo MAKE Award Brasil. Possui graduação em Pedagogia, com habilitação em Tecnologias da Educação/ PUC/RJ (1986). É especialista em Marketing/ ESPM/RJ(1987) e em Psicopedagogia/UCB/RJ (2006). Os temas trabalhados são: interação, integração, interconexão e interdependência para a criação do conhecimento novo, inovando. Dialoga com os seguintes temas: quebra de paradigmas e visões multiparadigmáticas; administração de marketing e inteligência competitiva; gestão de e para a inovação; governança corporativa em empresas familiares e de dono; capital intelectual e ativos intangíveis; planejamento estratégico; integração de ativos intangíveis em fusões e aquisições, desenvolvimento organizacional para a inovação e promoção do tripé para a inovação (estado-universidade-empresa). Para as Universidades, especificamente, estuda a metodologia de pesquisa interdisciplinar e a otimização do processo de produções científicas de qualidade

Alexandre T. Ueno, Atualmente é pesquisador e consultor da Fundação CERTI - Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras, atuando na pesquisa, desenvolvimento e coordenação de projetos de Inovação nos temas:Empreendedorismo Inovador, Inovação Corporativa e Parques tecnológicos e de Inovação. Atua em projetos de pesquisa e extensão nos temas: Gestão do conhecimento e Inteligência competitiva.

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC, Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento - UFSC - 2011 (CAPES Nível 5), Mestre (DEA) em Information Scientifique et Technique pela Université Aix Marseille III, Marseille - França (2001), Competitive Intelligence Professional pela Academy of Competitive Intelligence - Boston - EUA (2009), Especialista em Inteligência Competitiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Projetista Mecânico pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina (1992). Atualmente é pesquisador e consultor da Fundação CERTI - Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras, atuando na pesquisa, desenvolvimento e coordenação de projetos de Inovação nos temas:Empreendedorismo Inovador, Inovação Corporativa e Parques tecnológicos e de Inovação. Atua em projetos de pesquisa e extensão nos temas: Gestão do conhecimento e Inteligência competitiva.

Marco Antonio Harms Dias, Professor titular da Universidade do Vale do Itajaí

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí (1995) e mestrado em Relações Econômicas e Sociais Internacionais pela Universidade do Minho (1998), validado UnB (2006). Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Itajaí (1995) e mestrado em Relações Econômicas e Sociais Internacionais pela Universidade do Minho (1998), validado UnB (2006). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí, lecionando na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Teorias Organizacionais, atuando em pesquisas e práticas gerenciais em gestão do conhecimento, administração pública e gestão de serviços do ensino., lecionando na graduação e pós-graduação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Teorias Organizacionais, atuando em pesquisas e práticas gerenciais em gestão do conhecimento, administração pública e gestão de serviços do ensino.

Neri dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976), Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (1977), Mestrado em Ergonomia pela Université de Paris XIII (1982) França, Doutorado em Ergonomia da Engenharia pelo Conservatoire National des Arts et Metiers (1985) França e Pós-Doutorado em Engenharia Cognitiva pela École Polytechnique de Montreal Canadá. Atualmente é Diretor da Knowtec - Inteligência para a Inovação, professor honorário do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina e professor visitante da UNINTER. Faz parte do Conselho Editorial das seguintes revistas: Ação Ergonômica (1519-7859), Gestão Industrial (1808-0448), INGEPRO - Inovação, Gestão e Produção (1964-6193) e Revista de Ciência & Tecnologia (0103-8575). Tem experiência na área de Engenharia & Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Cognição, Inteligência Competitiva, Gestão do Conhecimento e Inovação