Ferramenta de Avaliação de Marketing Sensorial para Micro e Pequenas Empresas de varejo

Conteúdo do artigo principal

Thaís de Carvalho Larcher Pinto
Cristian Caê Seemann Stassun

Resumo

Objetivo: Desenvolver uma ferramenta de avaliação de marketing sensorial para Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de varejo, com o intuito de facilitar a percepção da marca em relação aos estímulos sensoriais no ponto de venda.

Design/Metodologia/Abordagem: O artigo tem uma abordagem qualiquantitativa, através de pesquisa descritiva com a utilização de Pesquisa Bibliográfica sobre inovação e marketing sensorial, e Pesquisa Documentada dos dados de 50 Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de varejo da mesorregião Norte Catarinense, participantes do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI).

Resultados: Análise de 50 Micro e Pequenas Empresas, em que se observou a relevância das ações de marketing sensorial no contexto varejista. A partir disto, foi elaborada a ferramenta Radar dos Sentidos que auxilia na visualização, análise e definição de estratégias de marketing sensorial aplicáveis à MPEs de varejo.

Originalidade/valor: No atual cenário varejista, em que grandes marcas se utilizam de técnicas de marketing para atrair consumidores, MPEs necessitam cada vez mais inovar para se tornarem competitivas. As MPEs ainda pouco utilizam esta estratégia, sendo incipiente o entendimento de como construir experiências inovadoras no ambiente da loja através de aspectos como música, aromas, vitrine e embalagem. O artigo apresenta uma ferramenta visual inédita de auto diagnóstico que pode ser empregada para a investigação dos processos de inovação vinculados ao marketing sensorial em MPEs de varejo.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Thaís de Carvalho Larcher Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Design Industrial pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Cristian Caê Seemann Stassun, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015 - atual). Possui Doutorado em Ciências Humanas (UFSC 2014), Doutorado Sanduíche em Comunicação (Università di Roma 2013), Mestrado em Psicologia (UFSC2009), Especialização em Psicologia Clínica (2008) e Graduação em Psicologia (2006). Tem Certificação Internacional em Coaching pela European Coaching Association (2010), Master in Coaching (2015) e é do Corpo Científico do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Atualmente é Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Carreira (IBCAA). Foi Orientador/Bolsista de Produtividade EXP/A do ALI - SEBRAE/CNPQ (2014/16). Atua em áreas de Psicologia-Carreira-Coaching. Suas pesquisas são principalmente sobre Governo-Poder-Discurso, com base no pensador francês Michel Foucault.