A internetilização das cidades brasileiras e a utopia das cidades inteligentes: uma análise do distanciamento entre o mundo real e o mundo virtual em terra brasilis.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Este trabalho tem por objetivo discutir a utilização da internet como efetivo canal de interação entre o poder público e os atores que atuam nas cidades.
Design/Metodologia/Abordagem: Para tanto, optou-se pela realização de uma pesquisa quantitativa, tendo com fontes de dados o Censo Demográfico de 2010 e a Pesquisa de Informações Básicas Municipais de 2012, disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e levantamento realizado junto a cidadãos de diferentes cidades no Brasil.
Resultados: Os resultados mostram que a exploração das facilidades da internet pelo poder público encontra-se em níveis bastante modestos, trazendo maiores desafios para o estreitamento das relações entre o poder público e os atores e também a materialização das cidades inteligentes no Brasil.
Originalidade/valor: Busca-se contribuir com as reflexões acerca do uso das TIC, com particular foco sobre a internet, para a constituição e implementação das cidades inteligentes, tema que começa a tomar a agenda de discussões em diferentes segmentos da sociedade.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.