MOBILE LEARNING: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE APRENDIZAGEM COM MOBILIDADE NO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Sulivan Borges Brasil
Beatris Parol dos Santos
Helio Aisenberg Ferenhof
http://orcid.org/0000-0001-5167-0838

Resumo

Objetivo: A utilização de diferentes recursos tecnológicos está cada vez mais presente no processo de ensino e aprendizagem. Fato este, que está relacionado diretamente ao desenvolvimento e a consolidação da cultura digital, ou seja, o uso de tecnologias digitais tem sido essencial para transformar comportamentos arcaicos, manuais e extenuantes. Um desses recursos que tem ganhado evidência por meio de pesquisas nacionais e internacionais é o mobile learning, que visa apoiar o processo de ensino e aprendizagem com o uso de dispositivos móveis, com foco principal na mobilidade dos aprendizes. Diante disso, este artigo buscou identificar projetos e iniciativas ativas instauradas no Brasil que evidenciam a aplicação do mobile learning por meio de dispositivos móveis no ensino e aprendizagem.

Design/Metodologia/Abordagem: Pesquisas exploratórias à literatura foram realizadas com o objetivo de cumprir os objetivos do artigo.

Resultados: Os resultados desta pesquisa mostram que os dispositivos móveis fazem parte da vida das pessoas desde muito cedo, proporcionando evolução para o processo de ensino e aprendizagem.

Limitações da pesquisa: Este estudo se limita aos resultados da busca exploratória a literatura.

Originalidade/valor: Este estudo destaca que é mais simples aproximar o uso de dispositivos móveis como alternativas educacionais, do que ignorar todo e qualquer recurso disponível por eles.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Helio Aisenberg Ferenhof, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá (UFSC)

Visiting Professor at Post-Graduation Program in Information and Communication Technologies