MÉTODOS QUALITATIVOS DE PESQUISA: DE DADOS À INFORMAÇÃO AO CONHECIMENTO; FORMANDO PESQUISADORES

Conteúdo do artigo principal

Helio Aisenberg Ferenhof
http://orcid.org/0000-0001-5167-0838

Resumo

Objetivo: Quando se adentra a pesquisa, pode-se adotar os seguintes paradigmas: quantitativo, qualitativo ou misto. Ao adotar o paradigma de pesquisa qualitativo, se depara com bastante dados descritivos a serem tratados para se gerar informação e conhecimento. Este trabalho discute o processo e formas de transformar os dados coletados em campo em informação e por sua vez em conhecimento, auxiliando a tomada de decisão de qual ferramenta/técnica atende melhor ao objeto e objetivo de estudo.

Design/Metodologia/Abordagem: Afim de dar sustentação teórica a discussão, tomou-se base na revisão narrativa da literatura por intermédio de busca exploratória a literatura.

Resultados: Como resultado são apresentadas diversas formas possíveis de utilizar métodos qualitativos de pesquisa.

Limitações da pesquisa: Este estudo se limita em alguns dos principais métodos qualitativos de pesquisa. Além disto, não trata de métodos quantitativos e/ou métodos mistos.

Originalidade/valor: Este estudo descreve o paradigma da pesquisa e apresenta uma visão qualitativa, explicitando maneiras de obter dados, transforma-los em informação e por sua vez em conhecimento com base em diversos métodos qualitativos de pesquisa.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)