Proposta de Integração da IOT à Sala de Aula com Gerenciamento por FOG

Conteúdo do artigo principal

Leonardo de Souza Pigatto
https://orcid.org/0000-0002-0556-0440
Felipe Becker Nunes
https://orcid.org/0000-0001-8431-7416
Priscila Cadorin Nicolete
https://orcid.org/0000-0002-4185-6417

Resumo

Objetivo: O presente trabalho busca propor uma solução inerente ao âmbito educacional, com foco sobre os temas de Smart Classroom e Fog Computing, com objetivo de elaborar um método de gestão mais ágil no controle de assiduidade dos alunos.

Design/Metodologia/Abordagem: Foi projetada uma plataforma composta por um protótipo de baixo custo e open source e um Sistema Web que tem como função gerenciar os dados recebidos no protótipo, sendo testada dentro de uma Instituição, com intuito de realizar uma coleta de dados através da validação da presença dos alunos e um questionário passado aos mesmos ao final dos testes.

Resultados: O protótipo foi implementado com sucesso, coletando as digitais e validando as presenças dos alunos com êxito, e conjuntamente, através do questionário, foi obtido uma percepção positiva dos participantes quanto a viabilidade e eficiência do sistema proposto. Com isso, foi iniciado uma nova fase, da qual está sendo  acrescentado técnicas de Fog ao projeto inicial, no intuito de promover principalmente um processamento e comunicação mais ágil no ambiente de sala de aula.

Limitações da pesquisa: Algumas limitações foram encontradas principalmente durante a fase de interconexão/comunicação do Protótipo com o Sistema, mas brevemente contornadas, obtendo assim, o andamento no desenvolvimento do trabalho sem grandes percalços. 

Originalidade/valor: Se demonstra muito importante sua implementação dentro das instituições de ensino justamente por sanar questões essenciais nos processos de gestão pedagógica/administrativa, como evasão de discentes, ineficiências no controle de frequência por parte da docência, controle no acesso dos discentes nas suas respectivas disciplinas (salas), entre outros aspectos.

Detalhes do artigo

Seção
Especial SITED
Biografia do Autor

Leonardo de Souza Pigatto, Antonio Meneghetti Faculdade (AMF)

Bacharel em Sistemas de Informação, Antonio Meneghetti Faculdade (AMF)

Felipe Becker Nunes, Antonio Meneghetti Faculdade (AMF)

Doutor em Informática na Educação, Antonio Meneghetti Faculdade (AMF)

Priscila Cadorin Nicolete, Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)