Learning Analytics na Avaliação Formativa: Uma Revisão Sistemática da Literatura
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Este trabalho tem por objetivo analisar os cenários de aplicação de técnicas de analítica da aprendizagem como insumo para avaliação formativa dos processos de ensino e aprendizagem
Design/Metodologia/Abordagem: Foi empregada a revisão sistemática da literatura, dividida em 4 fases: definição do protocolo de pesquisa, análise, síntese e escrita. A partir do portfólio bibliográfico resultante da busca na base Scopus, foram realizadas uma análise bibliométrica e uma análise qualitativa do portfólio.
Resultados: A partir do estudo realizado, foi possível constatar que por mais que hajam técnicas avançadas para analítica sendo aplicadas no contexto educacional, a área carece de pesquisas com foco em avaliação formativa.
Originalidade/valor: Dada a abundância de dados criados em ambientes virtuais de aprendizagem e outras Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação utilizadas na educação, o uso de técnicas de Learning Analytics pode ter grande valor para auxiliar o docente na avaliação formativa. Este trabalho apresenta técnicas e cenários de aplicação neste contexto que podem ser replicadas por instituições de ensino.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.