Learning Analytics na Avaliação Formativa: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Conteúdo do artigo principal

José Pedro Schardosim Simão
http://orcid.org/0000-0003-3599-2348

Resumo

Objetivo: Este trabalho tem por objetivo analisar os cenários de aplicação de técnicas de analítica da aprendizagem como insumo para avaliação formativa dos processos de ensino e aprendizagem

Design/Metodologia/Abordagem: Foi empregada a revisão sistemática da literatura, dividida em 4 fases: definição do protocolo de pesquisa, análise, síntese e escrita. A partir do portfólio bibliográfico resultante da busca na base Scopus, foram realizadas uma análise bibliométrica e uma análise qualitativa do portfólio.

Resultados: A partir do estudo realizado, foi possível constatar que por mais que hajam técnicas avançadas para analítica sendo aplicadas no contexto educacional, a área carece de pesquisas com foco em avaliação formativa.

Originalidade/valor: Dada a abundância de dados criados em ambientes virtuais de aprendizagem e outras Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação utilizadas na educação, o uso de técnicas de Learning Analytics pode ter grande valor para auxiliar o docente na avaliação formativa. Este trabalho apresenta técnicas e cenários de aplicação neste contexto que podem ser replicadas por instituições de ensino.

Detalhes do artigo

Seção
Especial SITED
Biografia do Autor

José Pedro Schardosim Simão, Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Tubarão

Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação