PROCESSO DE COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS PARA ANÁLISE DA RETENÇÃO DE ALUNOS EM ESCOLAS DE IDIOMAS

Conteúdo do artigo principal

Nathan Neves de Almeida Santos
Paulo Cristiano de Oliveira
Victor Fraile Sordi
Thiago Henrique Almino Francisco

Resumo

Objetivo: Propor um processo de compartilhamento de conhecimentos para análise da retenção de alunos em escolas de idiomas.

Design/Metodologia/Abordagem: Foi utilizado o método Design Science Research (DSR). As atividades/etapas do método envolveram: identificação do problema e motivação; definição dos objetivos para a solução; desenho e desenvolvimento; demonstração; avaliação e comunicação.

Resultados: O artefato, baseado em Business Process Model and Notation (BPMN), buscou cobrir as quatro fases do modelo de compartilhamento do conhecimento de Tonet e Paz (2006): iniciação, implementação, apoio e incorporação. O processo de análise de retenção de alunos proposto apresentou cinco tarefas: (1) registrar demanda, (2) gerenciar demanda, (3) verificar situações similares, (4) propor solução e (5) ratificar solução.

Limitações da pesquisa: Realização de um caso específico, um grupo de escolas de idiomas.

Implicações práticas: Investigação de um tema sensível para as escolas: a retenção de alunos; desenho de um processo voltado para a retenção de alunos; proposição de uma base de conhecimentos e especificação de conhecimentos críticos.

Implicações sociais: A difusão desta pesquisa tecnológica, que utiliza o método do DSR, aliada ao BPMN e ao modelo teórico, pode auxiliar na resolução de problemas semelhantes em outras organizações.

Originalidade/valor: As principais contribuições consistem na validação e proposição de ajustes no modelo teórico adotado; utilização do DSR como abordagem de pesquisa com enfoque tecnológico e empírico; proposição de um artefato para compartilhamento de conhecimento baseado em BPMN.

 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Nathan Neves de Almeida Santos, CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

 

Paulo Cristiano de Oliveira, CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Victor Fraile Sordi, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Thiago Henrique Almino Francisco, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento