PROCESSO DE COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTOS PARA ANÁLISE DA RETENÇÃO DE ALUNOS EM ESCOLAS DE IDIOMAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Propor um processo de compartilhamento de conhecimentos para análise da retenção de alunos em escolas de idiomas.
Design/Metodologia/Abordagem: Foi utilizado o método Design Science Research (DSR). As atividades/etapas do método envolveram: identificação do problema e motivação; definição dos objetivos para a solução; desenho e desenvolvimento; demonstração; avaliação e comunicação.
Resultados: O artefato, baseado em Business Process Model and Notation (BPMN), buscou cobrir as quatro fases do modelo de compartilhamento do conhecimento de Tonet e Paz (2006): iniciação, implementação, apoio e incorporação. O processo de análise de retenção de alunos proposto apresentou cinco tarefas: (1) registrar demanda, (2) gerenciar demanda, (3) verificar situações similares, (4) propor solução e (5) ratificar solução.
Limitações da pesquisa: Realização de um caso específico, um grupo de escolas de idiomas.
Implicações práticas: Investigação de um tema sensível para as escolas: a retenção de alunos; desenho de um processo voltado para a retenção de alunos; proposição de uma base de conhecimentos e especificação de conhecimentos críticos.
Implicações sociais: A difusão desta pesquisa tecnológica, que utiliza o método do DSR, aliada ao BPMN e ao modelo teórico, pode auxiliar na resolução de problemas semelhantes em outras organizações.
Originalidade/valor: As principais contribuições consistem na validação e proposição de ajustes no modelo teórico adotado; utilização do DSR como abordagem de pesquisa com enfoque tecnológico e empírico; proposição de um artefato para compartilhamento de conhecimento baseado em BPMN.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.