A troca de conhecimentos e experiências entre docentes pode ser considerada uma comunidade de prática?

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Sérgio Almeida Migowski
Luciane Batista Ribeiro
Cláudia de Souza Libânio

Resumo

O presente trabalho visa analisar a troca de conhecimentos entre professores de uma Instituição Privada de Ensino Superior, relacionando-a com aquela que é desenvolvida nas Comunidades de Prática, de forma a propiciar o desenvolvimento do docente. O referencial teórico procurou apresentar o cenário nacional das Instituições de Ensino Superior (IES), abrangendo as características dos docentes, bem como seu regime de trabalho e grau de escolaridade. Além disso, buscou apresentar os conceitos existentes sobre aprendizagem formal e informal, sobre a transmissão do conhecimento e sua ligação com as redes intra organizacionais. Especificamente, na contextualização do ensino superior, buscou-se trazer os conceitos mais recentes sobre as competências necessárias para o exercício da profissão docente, uma vez que as aulas de mestrado não preparam o indivíduo para o cargo. Este trabalho considera estes aspectos e enfoca, através da realização de um estudo qualitativo, de caráter exploratório-descritivo, por meio de estudo de caso único, a importância destes momentos de troca, buscando com base no referencial teórico, conhecer sua similaridade com a formação de redes sociais capazes de constituir-se em uma comunidade de prática. Após a análise dos questionários aplicados com alguns docentes, não foram encontradas evidências que permitam considerar a disseminação do conhecimento realizado com Comunidades de Prática, o que pode estar relacionado à baixa confiança e à baixa frequência dos encontros existentes.

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Seção
Mídias do Conhecimento

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