Aspectos e relações entre gestão de design e internacionalização: Uma revisão sistemática de literatura.

Conteúdo do artigo principal

Cláudia de Souza Libânio
Alessandra Prates Barreras Carriero
Sérgio Almeida Migowski

Resumo

Gestão de design e internacionalização são temas recentes de pesquisa, tanto na literatura quanto no meio empresarial. Pesquisas sobre estes temas vêm sendo desenvolvidas mundialmente, em especial em países como Brasil e Inglaterra. Entretanto, ainda existem poucos estudos que abordam a relação entre gestão de design e internacionalização, apenas tangenciando estes assuntos ou tratando-os de maneira isolada. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura acerca das relações entre os temas gestão de design e internacionalização, mapeando a produção intelectual desenvolvida até os dias de hoje. A pesquisa foi realizada na world wide web, utilizando como sistema de busca portais de pesquisa internacionais, fazendo uso das seguintes palavras-chave: “gestão de design” (design management), “políticas sociais” (social politics), “desenvolvimento internacional” (international development), “gestão da sustentabilidade” (sustainability management). Os resultados encontrados evidenciam o estado da arte e destacam um panorama geral do atual estágio dos estudos sobre as relações entre gestão de design e internacionalização. Percebe-se que certas discussões acerca das relações entre gestão de design e internacionalização foram debatidas primeiramente no exterior, ressaltando o avanço dos debates internacionais em relação aos brasileiros. Entretanto, nota-se uma evolução inicial no entendimento e compreensão das discussões acerca destas relações, salientando o caráter multidisciplinar da gestão de design e do impacto desta na internacionalização de produtos.

Detalhes do artigo

Seção
Gestão do Conhecimento