CONEXÃO ENTRE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM NA INDÚSTRIA 4.0: ANÁLISE DO ESTADO DA ARTE
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Resumo
Objetivo: Busca-se identificar estudos que relacionem os construtos Indústria 4.0, Aprendizado e Conhecimento e categorizá-los para analisar tendências de temas abordados, áreas de estudo, periódicos de referência e países de origem, de forma a determinar o atual estado da arte.
Design/Metodologia/Abordagem: Realizou-se pesquisa com abordagem quantitativa e inferências qualitativas, de caráter bibliográfico e bibliométrico, havendo categorização e análise estatística realizadas por meio do software Microsoft Excel e elaboração de nuvem de palavras por meio do software Wordle.
Resultados: Identificou-se que os temas de aprendizado humano-máquina e preparação acadêmica prevalecem nas publicações, que são concentradas em países com economias mais desenvolvidas.
Originalidade/valor: Estudos que relacionam a temática do conhecimento com a Indústria 4.0 são recentes, principalmente em países emergentes, e poucos realizam análises bibliométricas.
Design/Metodologia/Abordagem: Realizou-se pesquisa com abordagem quantitativa e inferências qualitativas, de caráter bibliográfico e bibliométrico, havendo categorização e análise estatística realizadas por meio do software Microsoft Excel e elaboração de nuvem de palavras por meio do software Wordle.
Resultados: Identificou-se que os temas de aprendizado humano-máquina e preparação acadêmica prevalecem nas publicações, que são concentradas em países com economias mais desenvolvidas.
Originalidade/valor: Estudos que relacionam a temática do conhecimento com a Indústria 4.0 são recentes, principalmente em países emergentes, e poucos realizam análises bibliométricas.
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