O ESTADO DA ARTE DO RELACIONAMENTO ENTRE COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO EM CADEIAS DE SUPRIMENTOS, INOVAÇÃO E DESEMPENHO DE ENTREGA

Conteúdo do artigo principal

Jurema Suely de Araújo Nery ribeiro
https://orcid.org/0000-0002-6465-6020
Fábio Corrêa
http://orcid.org/0000-0002-2346-0187
Renata de Souza França
https://orcid.org/0000-0002-3809-0975
Eric de Paula Ferreira
https://orcid.org/0000-0002-7513-501X
Fabrício Ziviani
https://orcid.org/0000-0002-2705-846X

Resumo

Objetivo: Procurando entender como o relacionamento entre compartilhamento de conhecimento em cadeias de suprimentos, inovação e desempenho de entrega vem sendo tratados na literatura, este estudo objetivou apresentar uma revisão bibliométrica no intuito de responder a seguinte questão de pesquisa: como se apresenta o estado da arte do relacionamento entre compartilhamento de conhecimento em cadeias de suprimentos, inovação e desempenho de entrega?

Design/Metodologia/Abordagem: Pesquisa com abordagem quantitativa e qualitava, descritiva quanto ao tipo de estudo, bibliográfica e bibliométrica quanto aos meios.

 Resultados: Este estudo possibilitou uma visão panorâmica dos trabalhos publicados acerca dos relacionamentos entre temáticas pesquisadas, indicando ser uma tendência de pesquisa no meio acadêmico e organizacional. Isto decorre dos resultados e oportunidades que podem ser proporcionados pelos relacionamentos articulados entre os construtos compartilhamento de conhecimento, cadeia de suprimentos, inovação e desempenho de entrega, a fim de aumentar a competitividade e alavancar o desempenho das cadeias de suprimentos.

Limitações da pesquisa: O pequeno número de trabalhos encontrados nas bases científicas, restringiu a amostragem, reduzindo a amplitude da pesquisa, sendo a sua principal limitação.

Originalidade/valor: Por meio das análises realizadas por essa pesquisa, percebeu-se que há reconhecimento das temáticas supracitadas como fontes necessárias de estudo, denotando a importância da realização mais de pesquisas, contudo poucos estudos realizam análise bibliométrica, ensejando a importância desta pesquisa.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jurema Suely de Araújo Nery ribeiro, Universidade FUMEC e Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, Mestre em Administração, Pós-graduação em Administração da Produção, MBA em Logística, MBA em Finanças, MBA em Gestão de Instituições, Bacharel em Administração. Coordenadora do curso de Administração, Professora e Pesquisadora da Universidade FUMEC. Professora de pós graduação da Universidade Católica de Minas Gerais. Atua como consultora nas áreas de Gestão do conhecimento, Inovação, Aprendizagem, Estratégia, Logística e Supply Chain.

Fábio Corrêa, Universidade FUMEC

Pós-doutorando no Programa de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação e Graduação em Sistemas de Informação. Atuação como Professor graduação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

Renata de Souza França, Universidade FUMEC e Universidade UEMG

Doutoranda em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Mestra em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela mesma instituição. Especialista em Gestão Estratégica de Processos de Negócios pela PUC - Minas, Gestão de Projetos e Gestão Educacional pela Faculdade Pitágoras. Graduada em Sistemas de Informação pela PUC Minas. Possui vasta experiência em atividades organizacionais, de negócio e inovação. Também possui experiência na docência, lecionando para cursos de Bacharelado e Licenciatura. Participa ativa como pesquisadora nas áreas de Inovação, Tecnologia, Gestão Conhecimento e Educação.

Eric de Paula Ferreira, Universidade FUMEC e Universidade UEMG

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela mesma instituição, pós graduado em Gestão de TI, MBA em Administração de Projetos com Ênfase em TI, Bacharel em Sistemas de Informação. Atua na área de desenvolvimento de software, profissional certificado PMP® e tem como interesses de pesquisa as temáticas: Gestão do Conhecimento e da Informação; Gestão de Projetos; Inovação; Startups; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Liderança e Gestão de Pessoas; e Transferência de Tecnologia e Conhecimento.

Fabrício Ziviani, Universidade FUMEC, Universidade UEMG e Fundação Dom Cabral

Doutor em Ciência da Informação pela UFMG, Mestre em Administração Pública e Gestão da Informação, Especialização em Gestão de Tecnologia, Graduação em Administração com Habilitação Análise de Sistemas. Atualmente é professor da Universidade FUMEC,  Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Fundação Dom Cabral (FDC). Possui quinze anos de experiência na formação de profissionais e executivos nas diferentes áreas de negócios. Associado individual da SBGC, ANPAD e ANCIB. Coordenado do GT4- Gestão da Informação e do Conhecimento da ANCIB. Atua nas áreas de Gestão do conhecimento e da Informação; Inovação; Ciência da Informação; Redes de Colaboração e Aprendizagem; Liderança e Gestão de Pessoas e Transferência de Tecnologia e Conhecimento.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)