Aplicações Práticas da Gestão do Conhecimento: Um Estudo com Profissionais da Área de Tecnologia da Informação

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Fábio Corrêa
Fabricio Ziviani
Frederico Vidigal

Resumo

Objetivo: O presente estudo objetiva analisar práticas de gestão do conhecimento na percepção dos profissionais de tecnologia da informação.

Design/Metodologia/Abordagem: A metodologia da pesquisa é caracterizada, quanto aos fins, como descritiva, e com abordagem quantitativa, quanto aos meios de investigação. O universo da pesquisa constitui de 188 entrevistados, sitiados na cidade de Belo Horizonte/MG. Para a coleta de dados foi utilizado instrumento do tipo e-survey, com escala likert de cinco pontos.

Resultados: Como resultado, conclui-se que os respondentes tendem em concordar com 78% das práticas propostas e, o percentual restante, 22 não concordam e nem discordam das fases, sendo importante destacar que nenhuma fase apresenta tendência de discordância pelos respondentes. A percepção dos respondentes, sendo estes pessoas atuantes no setor de TI, fortalece a coesão das práticas propostas, haja vista que a proposição foi fundamentada em base teórica conceitual e percebida por indivíduos que vivenciam a realidade do setor de TI.

Limitações da Pesquisa: O fator de limitação deste estudo refere-se à segmentação da amostra na cidade de Belo Horizonte/MG.

Originalidade: A originalidade da pesquisa é caracterizada pela ação de semear a gestão do conhecimento especificamente no setor de TI, atribuindo características com o intuito de municiar esse setor de ações que objetivam gerir o conhecimento no âmbito das relações entre sistemas de informação, processos organizacionais e pessoas, visando a uma sinergia entre estes elementos, além de permitir outros ganhos existentes pela promoção da gestão do conhecimento e motivar novos estudos sob esta ótica.

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Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fábio Corrêa, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC)

Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento

Fabricio Ziviani, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC)

Doutor em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Mestreem Administração Públicapela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (2005) e graduado em Administração. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

Frederico Vidigal, Universidade Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC)

Doutor em Ciência da Informação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da FUMEC.