Gaia gestão do conhecimento: um estudo de caso no desenvolvimento de um portal corporativo para o gerenciamento do conhecimento dentro de fábricas de software

Conteúdo do artigo principal

Anderson de Souza Góes
Rodolfo Miranda de Barros

Resumo

Atualmente, as empresas desenvolvedoras de software enfrentam uma série de desafios, devido principalmente à grande volatilidade do mercado e a grande quantidade de dados que são gerados simultaneamente pelos usuários da rede. Dentro desse contexto, essas empresas encontram-se com sérios problemas para realizar uma gestão sobre os tipos de conteúdos, que são pertinentes e necessários para os seus processos diários. Uma saída, para tal, é a Gestão do Conhecimento (GC), que compreende uma série de fatores que estão intimamente ligados ao gerenciamento do conhecimento dentro das organizações, sendo responsável pelo seu controle, armazenamento e sua divulgação. Tendo como base isso, este trabalho desenvolve um portal corporativo para a gestão do conhecimento, que tem como base a utilização de modelos de maturidade para realizar essa gestão. Utilizando serviços, técnicas e ferramentas amplamente utilizadas pelo mercado dentro de um único portal com o objetivo de elevar o grau de maturidade da organização em relação à prática da gestão do conhecimento. Para concretizar esse trabalho, o modelo foi aplicado como um estudo de caso, dentro de duas organizações desenvolvedoras de software, obtendo resultados promissores. 

Detalhes do artigo

Seção
Engenharia do Conhecimento
Biografia do Autor

Anderson de Souza Góes, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL)2012. Atualmente é Aluno Regular do Mestrado em Ciência da Computação com ênfase em Sistemas de Informação pelo Departamento de Computação da Universidade Estadual de Londrina, sendo bolsista pela CAPES. Foi Professor do Curso Superior de Tecnologia de Redes de Computadores da Faculdade IAPEC durante o ano de 2012. Tem experiência na área de Ciência da Computação com ênfase em Sistemas da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão e Engenharia do Conhecimento e Gestão de Lições Aprendidas.

Rodolfo Miranda de Barros, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Concluiu o mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rol Grande do Sul (UFGRS) em 1997 e o doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2008. Desde 1995 é professor do Departamento de Computação da Universidade Estadual de Londrina, ministrando aulas no curso de ciência da computação, tanto na graduação, como no mestrado.