Inclusão digital e social: cidadania e autopoiese na sociedade da informação

Conteúdo do artigo principal

Cristiane Raquel Woszezenki
Vanderlei Freitas Junior
Aires José Rover

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um projeto de extensão para a inclusão digital e social executado pelo IF-SC Campus Araranguá em parceria com a UFSC Campus Araranguá com fomento do CNPq. O projeto objetivou tornar sujeitos excluídos digitais em cidadãos capazes de interagir com autonomia nas redes digitais e sociais como produtores de informações e com competência para utilizar os dispositivos de participação social e política através da rede. A metodologia de grupos focais foi empregada e observou-se que, após o conhecimento dos princípios de uso das tecnologias de informação e comunicação, os participantes sentem-se incluídos na sociedade da informação e aptos ao exercício pleno da cidadania. Os resultados dos grupos focais foram também analisados à luz das teorias de Maturana e Varela, buscando estabelecer correlações entre o que fora percebido pelos envolvidos e os pilares apregoados pelos autores.

Detalhes do artigo

Seção
Gestão do Conhecimento
Biografia do Autor

Cristiane Raquel Woszezenki, Instituto Federal de Santa Catarina.

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC /UFSC). Mestre em Ciência da Computação (PPGCC/PUCRS). Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Santa Catarina.

Vanderlei Freitas Junior, Instituto Técnico Federal de Santa Catarina

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC /UFSC). Mestre em Educação (PPGEA/UFRRJ). Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Catarinense.

Aires José Rover, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Direito (PPGD/UFSC). Professor associado da UFSC nos cursos de Direito e Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)