O uso de anotações semânticas e ontologias para a classificação de documentos.

Conteúdo do artigo principal

Flavio Ceci
Cristiane Raquel Woszezenki
Alexandre Leopoldo Gonçalves

Resumo

O problema da recuperação de informação pode ser visto como um problema de classificação de documentos. Um dos desafios enfrentados na classificação de documentos é classificar os textos de acordo com a semântica do seu conteúdo. Este trabalho apresenta um modelo para a classificação semântica de documentos fazendo uso de anotações semânticas e ontologias. A classificação realizada pelo modelo proposto foi comparada com a classificação manual realizada por especialistas, apresentando 51,6% de acerto. Levando em conta as limitações do estudo de caso, esse resultado atesta que anotações semânticas e ontologias são promissoras para a classificação de documentos.

Detalhes do artigo

Seção
Engenharia do Conhecimento
Biografia do Autor

Flavio Ceci, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC /UFSC). Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Professor Titular da Universidade do Sul de Santa Catarina e desenvolvedor do Instituto Stela.

Cristiane Raquel Woszezenki, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC /UFSC). Mestre em Ciência da Computação (PPGCC/PUCRS). Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Santa Catarina.

Alexandre Leopoldo Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSC). Professor Adjunto da UFSC/Araranguá e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)