Metodologia para diagnosticar e avaliar a capacidade de crescer e inovar das pequenas e médias empresas

Conteúdo do artigo principal

Leonardo Leocádio Coelho de Souza
Rayanne Ribeiro de Holanda
Evandro Cardoso da Costa
Jaqueline Rossato

Resumo

A revisão analítica da metodologia Aprender a Crescer permitiu desenvolver um estudo com foco na identificação das práticas da gestão do conhecimento, que possibilita melhorar as capacidades inovadoras das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) brasileiras. Trata-se, portanto, de um estudo de cunho exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, que possibilita a compreensão de quais práticas da gestão do conhecimento, combinadas com a metodologia Aprender a Crescer, potencializam a capacidade de inovação e crescimento das PMEs. Os resultados desse estudo foram apresentados inicialmente no Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – CIKI 2013, onde recebeu críticas e contribuições, que foram analisadas e incorporadas ao trabalho. Ficou evidente a necessidade de aproximar ainda mais a metodologia proposta inicialmente à linguagem do pequeno empresário. Para isso, este artigo objetiva reescrever a metodologia que permite diagnosticar e avaliar a capacidade de crescimento e inovação das PMEs que, de maneira complementar, combina a metodologia Aprender a Crescer com as práticas da gestão do conhecimento, levando em consideração a realidade do pequeno empresário brasileiro. Como principal contribuição deste trabalho está a possibilidade de avaliar a capacidade de crescer e inovar das PMEs, através de uma metodologia ainda mais orientada para a realidade do pequeno empresário brasileiro.

Detalhes do artigo

Seção
Conhecimento na Inovação
Biografia do Autor

Leonardo Leocádio Coelho de Souza, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento, professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, Brasil

Rayanne Ribeiro de Holanda, Universidade Federal do Maranhão

Aluna de Graduação em Direito da Universidade Federal Maranhão, Imperatriz, Brasil

Evandro Cardoso da Costa, Universidade Federal do Maranhão

Aluna de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal Maranhão, Imperatriz, Brasil

Jaqueline Rossato, Universidade Federal do Maranhão

Aluna de Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina