Potencialidades do uso de sites de redes sociais no processo de ensino e aprendizagem

Conteúdo do artigo principal

Adriana Alves Novais Souza
Henrique Nou Schneider

Resumo

O presente artigo discute a utilização das redes sociais online nas práticas de ensino presenciais, cuja proposta parte da pesquisa em curso de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, intitulada “Redes sociais virtuais na educação: potencialidades e desafios da Facebook no processo de ensino e aprendizagem”. O recorte aqui apresentado discute a necessidade da escola estar conectada às vivências de seu alunado, aborda brevemente a configuração das redes sociais e as características a elas inerentes que promovem sua utilização nos espaços escolares, a partir das perspectivas de alguns pesquisadores que têm se debruçado sobre a questão. Analisam-se as possibilidades da rede social Facebook enquanto ferramenta de apoio, avaliação e consolidação da aprendizagem, bem como os desafios a vencer para uma consolidação efetiva a partir de projetos e propostas já desenvolvidos, especialmente quando se direciona o olhar segundo as perspectivas de acesso e infraestrutura dos espaços escolares.

Detalhes do artigo

Seção
Mídias do Conhecimento
Biografia do Autor

Adriana Alves Novais Souza, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Educação pela UFS, Especialista em Midias na Educação (UFS), Graduada em Letras (UFS) e em Pedgaogia (Universidade Norte do Paraná). Professora da Rede Pública Estadual de Sergipe. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Informática na Educação – GEPIED - UFS/Cnpq

Henrique Nou Schneider, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Engenharia da Produção pela UFSC, Mestre em Ciência da Computação pela UNICAMP, Engenheiro Civil pela UFS. Professor da UFS nos cursos de graduação em Ciência da Computação e Sistema de Informação e nos mestrados em Educação e Computação. Professor do IFS no curso Desenvolvimento de Sistemas.