A Utilização de Histórias de Usuários no Levantamento de Requisitos Ágeis para o Desenvolvimento de Software

Conteúdo do artigo principal

Hugo Estevam Romeu Longo
Madalena Pereira Silva

Resumo

A partir da popularização dos métodos ágeis, como metodologia alternativa para gestão e desenvolvimento de software, surgem discussões sobre o que são histórias de usuário, porque utilizar histórias de usuário e como se deve descrever da melhor maneira o comportamento de um sistema através da engenharia de requisitos. O objetivo deste artigo é analisar se a utilização de histórias de usuário são suficientes durante a fase de levantamento de requisitos, abordando as diferentes maneiras de descrever, compreender e utilizá-las atualmente. Para ilustrar as fases de desenvolvimento da história de usuário é apresentado um estudo de caso que visou aplicar técnicas deste método comparadas às técnicas de levantamento de requisitos dirigidas por casos de uso.

 

Detalhes do artigo

Seção
Engenharia do Conhecimento
Biografia do Autor

Hugo Estevam Romeu Longo, UNIPLAC

Especialista em Engenharia de Software, professor do Curso de Sistemas de Informação na Universidade do Planalto Catarinense, Arquiteto de Software da Empresa NDDDigital.

Madalena Pereira Silva, UFSC

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, professora da Universidade do Planalto Catarinense e Orientadora de monografias da Pós Graduação em Engenharia de Software da referida instituição.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)