UBUNTU: A escola necessária para o futuro
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As perspectivas da educação no futuro têm sido intensamente debatidas. As questões sobre a educação e seus desafios são múltiplas e complexas, apontando a necessidade de busca por outros modelos educacionais. O desenvolvimento e a capilaridade das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) geraram uma nova conformação social que impacta o ambiente escolar promovendo novas perspectivas e paradigmas a esses modelos. Porém percebe-se uma dissintonia entre o desenvolvimento das TICs e dos modelos educacionais, pois esses últimos demandam debates amplos e as TICs crescem em todos os segmentos. Da mesma forma esta anacronicidade acontece com relação aos professores que usam as TICs como apoio as aulas, desassociadas dos modelos de ensino-aprendizagem em desenvolvimento. A escola do futuro Ubuntu tenta resolver várias das questões ligadas ao processo de desenvolvimento cognitivo e conhecimento por meio do uso do Design Thinking, onde se pode organizar esse trabalho e propor recomendações para a efetivação da Escola Ubuntu. A pesquisa permitiu descrever recomendações que propiciem o reencontro do espaço para a sustentação humana.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.