UBUNTU: A escola necessária para o futuro

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Carlos Henrique Berg
Iracy Gallo Ritzmann
Madalena Pereira Silva
Araci Hack Catapan
Mario Antonio Ribeiro Dantas
Vânia Ulbricht

Resumo

As perspectivas da educação no futuro têm sido intensamente debatidas. As questões sobre a educação e seus desafios são múltiplas e complexas, apontando a necessidade de busca por outros modelos educacionais. O desenvolvimento e a capilaridade das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) geraram uma nova conformação social que impacta o ambiente escolar promovendo novas perspectivas e paradigmas a esses modelos. Porém percebe-se uma dissintonia entre o desenvolvimento das TICs e dos modelos educacionais, pois esses últimos demandam debates amplos e as TICs crescem em todos os segmentos. Da mesma forma esta anacronicidade acontece com relação aos professores que usam as TICs como apoio as aulas, desassociadas dos modelos de ensino-aprendizagem em desenvolvimento. A escola do futuro Ubuntu tenta resolver várias das questões ligadas ao processo de desenvolvimento cognitivo e conhecimento por meio do uso do Design Thinking, onde se pode organizar esse trabalho e propor recomendações para a efetivação da Escola Ubuntu. A pesquisa permitiu descrever recomendações que propiciem o reencontro do espaço para a sustentação humana.

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Mídias do Conhecimento