TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E ECONOMIA CRIATIVA Um estudo sobre impactos nos empreendimentos criativos durante a pandemia do COVID-19

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Eliana Silva de Almeida
Danisson Luiz dos Santos Reis
Débora Cristina da Silva Lima

Resumo

Objetivo: O artigo analisa aspectos da transformação digital para negócios da economia criativa durante a pandemia do COVID-19.


Design/Metodologia/Abordagem: Para tanto, foram analisados estudos realizados por duas instituições, sendo feito o recorte sobre os dados referente às percepções sobre a transformação digital.


Resultados: Alguns aspectos foram evidenciados, como alto potencial de inovação pelos setores durante o período de isolamento para manutenção das atividades. Ao mesmo tempo, foram apontadas diversas dificuldades técnicas e de infraestrutura, que vêm gerando entraves comuns aos pesquisados.


Originalidade/Valor: Conclui-se identificando que o processo de transformação digital não é posto como uma estratégia, mas uma alternativa em meio ao cenário da pandemia, o que gera adversidades no processo de monetização a partir de conteúdos e atividades desenvolvidas no meio digital. Como sugestão de estudos futuros, coloca-se a verificação de demais aspectos dos estudos, que trazem informações interessantes como os setores criativos vêm enfrentando a crise da COVID-19 e que podem contribuir com estratégias de fomentos a estas atividades econômicas.


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