O DINHEIRO TRAZ PRAZER OU SOFRIMENTO: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO SUL E NORDESTE DO BRASIL
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Resumo
Objetivo: Avaliar o comportamento financeiro de jovens universitários de regiões distintas do Brasil.
Design½Metodologia½Abordagem: Este estudo trata de uma pesquisa survey de caráter descritiva, quantitativa e comparativa, as amostras foram formadas por estudantes universitários de cidades fora de sede e que frequentam cursos de graduação nas Universidades Federais de Santa Maria, Santa Maria, RS e do Rio Grande do Norte, Natal, RN, utilizou-se de quatro dimensões da Escala de significado do dinheiro de Schwartz (1992), ‘conflito’, ‘sofrimento’, ‘prazer’ e ‘poder’. Foram recebidas 510 respostas, sendo 256 do RS e 254 do RN aplicando-se técnicas de correlação e análise de correspondência nas respostas mais relevantes.
Resultados: A partir das análises dos dados observou-se que os estudantes que gastam mais do ganham precisam de mais dinheiro e raramente ou nunca poupam o que ganham, já os que sempre poupam, já tinham responsabilidade para controlar seu dinheiro e gastam menos e os que não tem preocupação com seus gastos poupam algumas vezes e gastam igual o que ganham. Os estudantes que gastam mais sofrem mais e tem mais conflito e os que gastam menos se sentem com menos prazer e empoderamento.
Originalidade½Valor: Esta pesquisa permitiu comparar realidades distintas de dois estados Brasileiros quanto ao prazer e o sofrimento que o dinheiro remete no dia-a-dia da vida acadêmica dos estudantes universitários.
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