GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROJETOS INSTITUCIONAIS POTENCIALIZADA POR UMA FERRAMENTA COMPUTACIONAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetivo: Analisar as funcionalidades da uma ferramenta de gestão para o gerenciamento de projetos e tarefas, alocadas aos alunos e professores em uma universidade.
Design/Metodologia/Abordagem: O presente trabalho considera o contexto de grupos de pesquisa em universidades e identifica requisitos necessários para o desenvolvimento de uma ferramenta para o gerenciamento de projetos e tarefas alocadas aos alunos e professores envolvidos em pesquisa, mantendo assim um controle sobre o tempo estimado de execução de cada projeto dentro do grupo.
Resultados: O levantamento de requisitos definiu o modelo para a construção de um portal web onde os coordenadores de projetos criem seus projetos de pesquisa e definam tarefas dentro dos projetos. Alunos e professores são alocados nas tarefas com atribuição de tempo para sua execução. Quando os prazos estiverem se esgotando, os coordenadores e demais pessoas envolvidas recebem um alerta, por meio de e-mail, avisando sobre o tempo de entrega da tarefa. A partir do momento que os dados referentes aos projetos e pessoas forem mensurados, é possível gerar relatórios de acompanhamento da produtividade das equipes. O portal está em teste e neste trabalho as primeiras considerações sobre a ferramenta são relacionadas.
Originalidade/Valor: Essa ferramenta foi desenvolvida para o uso em grupos de pesquisa mas seu conceito pode ser aplicado em ambientes produtivos que trabalham com base na execução de projetos e alocação de recursos.
Referências
Arbo, P. & Benneworth, P. (2007). Understanding the regional contribution of higher education institutions: A literature review. OECD Education Working Papers, 9(1).
Asim, Z. & Sorooshian, S. (2019). Exploring the role of knowledge, innovation and technology management (KNIT) capabilities that influence research and development. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, 5, no. 2: 21. https://doi.org/10.3390/joitmc5020021
Aulawi, H.; Sudirman, I.; Suryadi, K. & and Govindaraju, R. (2008). Knowledge sharing behavior, antecedent and its influence towards the company’s innovation capability," IEEE International Conference on Industrial Engineering and Engineering Management, pp. 2092-2096, doi: 10.1109/IEEM.2008.4738240.
Bontis, N. (1999). Managing Organizational Knowledge by Diagnosing Intellectual Capital: Framing and advancing the state of the field. International Journal of Technology Management, 18(5/6/7/8), 433-463.
Bontis, N., Keow, W. C. C. & Richardson, S. (2000). Intellectual Capital and business performance in Malaysian industries. Journal of Intellectual Capital, 1(1), p. 85-100.
Castaneda, D. I. & Cuellar, S. (2020). Knowledge sharing and innovation: A systematic review. Knowl Process Manag, 27: 159– 173. https://doi.org/10.1002/kpm.1637
Dave, M., Dave M., & Shishodia Y. S. (2012). Knowledge management and organizational competencies: a harmonic collaboration. International Journal of Advanced Research in Computer Science and Software Engineering, 2(12), 45-50.
Davila, T., Epstein, M. J. & Shelton, R. As Regras da Inovação. Porto Alegre: Bookman. 2007.
Drewniak, R., Slupska, U. & Posadzinska, I. (2020). Leadership and Internal Relational Capital of Enterprises, European Research Studies Journal Volume XXIII Special Issue 1, 373-388.
Drucker, P. (2002) Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira.
Drucker, J, & Goldstein, H. (2007). Assessing the Regional Economic Development Impacts of Universities: a review of current approaches, International Regional, Science Review; 30(20), 20-46.
Duch, N., García, J. & Parellada, M. (2008) The Economic Impact of the Spanish Public University System. An Analysis for the Period 1998 – 2004, Document de Treball 2008/9, IEB Institute d’Economia de Barcelona.
Edvinsson, L. & Malone, M. S. (1998). Capital Intelectual. São Paulo: Makron Books.
Edvinsson, L. & Sullivan, P. D. (1996). Developing a model for managing Intellectual Capital. European Management Journal, 14(4), 356-364.
Etzkowitz, H. (2009). Hélice Tríplice: Universidade-Indústria-Governo – Inovação
em Movimento, 1. ed., Porto Alegre: EDIPUCRS.
Etzkowitz, H., Mello, J. M. C. & Terra, B. R. C. (1998). When path dependencies collide: the evolution of innovation policy in the State of Rio de Janeiro, Brazil. Science and Public Policy, 25(6), 365-371.
Gil, A. C. (2009). Estudo de caso. São Paulo: Atlas.
Goddart, J. & Puukka, J. (2008). The Engagement of Higher Education Institutions in Regional Development: An Overview of the Opportunities and Challenges, Higher Education Management and Policy. Journal of the Programmeon Institutional Management in Higher Education, 20(2), 3-33.
Goldstein, H. (2005). What We Know and Don’t Know About the Regional Economic Impacts of Universities Workshop on Universities and Regional Development Success factors and Dangers of Failure, Pecs, Hungary.
Goldstein, H. & Drucker, J. (2006). The Economic Development Impacts of Universities on Regions: Do Size and Distance Matter? Economic Development Quarterly, 20(22), 22-43.
Goldstein, H. & Drucker, J. (2007). Assessing the Regional Economic Development Impacts of Universities: A Review of Current Approaches. International Regional Science Review, 30(20), 20-46.
Goldstein, H. & Renault, C. S. (2005). Estimating Universities Contributions to Regional Economic Development: The Case of the U.S., Spillovers and Innovations, New York: Springer.
González, M. M. C. & Sallero, F. J. S. (2010). Gestão do conhecimento na gestão estratégica dos recursos humanos no setor da aquicultura da Espanha. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 6(1), 137-164.
Gutzwiller, R. S., Wickens, C. D., & Clegg, B. A. (2016). The role of time on task in multi-task management. Journal of Applied Research in Memory and Cognition, 5(2), 176–184. https://doi.org/10.1016/j.jarmac.2016.04.003
Kaplan, R. S. & Norton, D. P. (1997). A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
Kaplan, R. S. & Norton, D. P. (2004). A Strategy Maps: Converting Intangible Assets into Tangible Outcomes. Harvard Business Publishing Corporatin.
Kashyap, N. & Popli, G. S. (2014). Relational capital: a new perspective. SSRN: https://ssrn.com/abstract=2432015 or http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2432015
Kaya, F. B., Sahin, G. G., & Gurson, P. (2010). Intellectual capital in organizations. Problems and perspectives in management, 8, Iss. 1 (cont.), 153-160.
Lauger, M. B. (2001). Hacia la economía del conocimiento. Madrid: ESIC Editorial Price water house Cooper, 2001.
Lee, S. M. & Trimi, S. (2018). Innovation for creating a smart future. Journal of Innovation & Knowledge, 3(1), p. 1-8. DOI: 10.1016/j.jik.2016.11.001
Li, Y. (2022). Reflections on the Innovation of University Scientific Research Management in the Era of Big Data, Scientific Programming, Article ID 7674486, 8 pages, 2022. https://doi.org/10.1155/2022/7674486
Li, Z. & Wang, J. (2018). Research on the relationship between relational capital and relational rent, Cogent Economics & Finance, 6(1), DOI: 10.1080/23322039.2018.1431091
Ling, L. (2020). Universities and research in times of crisis: the getting of wisdom, Qualitative Research Journal, 20(4), pp. 361-371. https://doi.org/10.1108/QRJ-06-2020-0055
Nahapiet, J. & Ghoshal, S. (2001). Social capital, Intellectual Capital, and the organizational advantage Academy of Management. The Academy of Management Review, 23(2), 242-266.
Nunes, E. N., Fernandes, I. & Albrecht, J. (2012). Observatório Universitário, Revista Universidade em Debate da PUC/PR. Documento de Trabalho, n. 105. Petty, R. & Guthrie, J. (2000). Intellectual capital literature review: measurement, reporting and management. Journal of intellectual capital, 1(2), p. 155-176.
Porancea-R?ulea, A. S. (2021). How intellectual capital is made? Studies in Business and Economics, 16(1), 2021, 136-146. https://doi.org/10.2478/sbe-2021-0011
Quintero-Quintero, W.; Blanco-Ariza, A. B. & Garzón-Castrillón, M. A. (2021). Intellectual capital: a review and bibliometric analysis. 9(4), 46. https://doi.org/10.3390/publications9040046
Ramos, N. K., Yamagushi, C. K. & Costa, U. M. (2020). Tecnologia da informação e gestão do conhecimento: estratégia de competitividade nas organizações. Brazilian Journal of Development, 6(1), pp. 144-161.
Saint-Onge, H. (1996). Tacit knowledge the key to the strategic alignment of intellectual capital. Planning Review, 24(2), 10-16.
Stepanova, A. & Shilova, L. (2020). Prospects of using task management in design IOP Conf. Ser.: Mater. Sci. Eng. 86906203
Stewart, T. A. (1998). Capital intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. v. 2, Rio de Janeiro: Campus.
Sveiby, K. E. (1998). Intellectual capital: Thinking ahead. Australian CPA, v. 68, 1998.
Taleb, G. & Almansour, F. (2021), Effects of knowledge management on organizational performance, American Journal of Business and Operations Research, 5(2), 61-84. Doi: https://doi.org/10.54216/AJBOR.050201
Yin, R. K. (2001). Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.