INOVAÇÃO FRUGAL: MAPEANDO A LITERATURA INTERNACIONAL DA ÚLTIMA DÉCADA

Conteúdo do artigo principal

Sirlene Aparecida Takeda Bresciani
https://orcid.org/0000-0003-0136-137X
Luis Felipe Dias Lopes
http://orcid.org/0000-0002-2438-0226
Denise Adriana Johann
https://orcid.org/0000-0001-5769-3213
Gilnei Luiz de Moura
https://orcid.org/0000-0003-4359-0365
Mauren Pimentel Lima
https://orcid.org/0000-0002-0215-1190

Resumo

Objetivo: O presente estudo bibliométrico tem como objetivo analisar a produção científica sobre a temática de inovação frugal, nas bases de dados Web of Science e Scopus (CAPES, 2020).Metodologia: A pesquisa é de natureza quantitativa, descritiva, com pesquisa bibliométrica. Foram encontrados 243 publicações na WoS e 283 na Scopus, publicados no período de 2009 a 2019. Nas análises foram identificados o número total de publicações, áreas temáticas, tipos de documentos, ano de publicações, países, autores e relatório de citações. Em seguida, utilizou-se o software VOSviewer para criar mapas textuais e clusters de co-citação e palavras chaves.Resultados: Destaca-se o crescimento desta temática em níveis nacionais e internacionais, vem a ser uma temática associada ao desenvolvimento econômico e social tornando serviços e produtos mais simplificados e acessíveis a populações de baixa renda.Limitações da pesquisa: Como limitação do estudo, destaca-se a sua realização em apenas duas bases de dados, portanto, sugere-se que estudos futuros desta natureza, possuam uma amplitude maior, abrangendo ainda, eventos acadêmicos nacionais e internacionais, periódicos acadêmicos de instituições de ensino superior, laboratórios de pesquisa específicos sobre o tema e outras importantes bases de dados científicos.Implicações práticas: O uso da técnica bibliométrica, contribui com a disseminação de conhecimento, pois possibilita a análise quantitativa, descritiva e prognóstica de publicações de estudos científicos de terminada área da ciência. A finalidade dessa técnica é medir os índices de produção e disseminação do conhecimento científico.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sirlene Aparecida Takeda Bresciani, Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT

Doutoranda em Administração – PPGA/UFSM; Mestre em Educação – UNISUL; Especialista em Controladoria e Gestão Financeira; Graduada em Administração – UNIPAR.

Luis Felipe Dias Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Pesquisador PQ2 do CNPq. Professor Titular do Departamento de Ciências Administrativas. Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC. Graduado em Matemática pela UFN.

Denise Adriana Johann, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Administração – PPGA/UFSM; Graduada em Economia; Bolsista CAPES.

Gilnei Luiz de Moura, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Associado do Departamento de Ciências Administrativas. Doutor em Administração pela USP. Graduado em Administração pela UFSM.

Mauren Pimentel Lima, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração pelo PPGA/UFSM.  Graduada em Enfermagem pela UFN.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)