A DINÂMICA DA MOBILIDADE URBANA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS EM UM CENÁRIO DE SUPERPOPULAÇÃO: SIMULANDO UM TRANSPORTE INTELIGENTE simulating intelligent transport

Conteúdo do artigo principal

Jorge Luiz Guedes Santana
https://orcid.org/0000-0001-6521-6660
Tarcísio Vanzin

Resumo

Objetivo: Apresentar uma abordagem de dinâmica de sistema baseada na análise de causa e efeito e estruturas de loop de feedback simulando cenários futuros para a melhoria da mobilidade urbana da grande Florianópolis. Método: Alguns cenários futuros com a Dinâmica de Sistemas foram simulados vislumbrando melhorias na mobilidade urbana da região metropolitana de Florianópolis.


Resultados: Foi possível simular situações com ênfase em 4 fatores: os engarrafamentos com e sem aumento de população, a demanda por transporte, veículos desejados no trânsito e por fim o fluxo de mobilidade urbana. Originalidade: O uso de simulações com dinâmica de sistemas surge como uma ferramenta original e inovadora e pode antevê problemas e orientar os gestores nas tomadas de decisão. Modelos como o que foi construído para este artigo são ferramentas dinâmicas que permitem melhorar uso da máquina administrativa de forma responsável.


Referências bibliográficas


 


Alam, M. A., Ahmed, F. (2013). Urban transport systems and traffic congestion: a case study of Indian cities. Transport and Communications Bulletin for Asia and the Pacific. 82, 33-43. Acesso em: 18/abril/2021. Disponível em: https://www.unescap.org/sites/default/files/bulletin82_Article-3.pdf.


 


Araújo, S. M., De Freitas, T. G. (2015). O desafio da mobilidade urbana. Centro de Estudos e Debates Estratégicos Consultoria Legislativa. Centro de Documentação e Informação Edições Câmara Brasília. Acesso em: 18/abril/2021. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/acamara/estruturaadm/altosestudos/pdf/desafio_mobilidade_conle.pdf


 


BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). População estimada em 2020. Acesso em: 25 abril 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/florianopolis/panorama


 


Chaves, G. L. D., Fontoura, W. B., Mattos, G. (2018). The Brazilian Urban Mobility Policy: The Impact In São Paulo Transport System Using System Dynamics. A Journal of the Conference on Transport Research Society. 74, 51-61. Acesso em: 18/abril/2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tranpol.2018.09.014


 


Choi, B. Su-il Park, S. Dae Lee, K. (2019). A System Dynamics Model of the Modal Shift from Road to Rail: Containerization and Imposition of Taxes. Journal of Advanced Transportation. 2019, 01-08. Acesso em: 18/abril/2021. Disponível em: https://doi.org/10.1155/2019/7232710


 


Carvalho, D. E., Sutter, M. B., Polo, E. F., Wright, J. T. C. (2011). Construção de cenários: apreciação de métodos mais utilizados na administração estratégica. In: XXXV Encontro ENPAD, 2011. 1-17. Acesso em: 18/abril/2021. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/ESO1387.pdf J.


 


Da Silva, A. N. R., De Azevedo Filho, M. A. N., Macêdo, M. H., Sorratini, J. A., Da Silva, A. F., Lima, J. P., & Pinheiro, A. M. G. S. (2015). A comparative evaluation of mobility conditions in selected cities of the five Brazilian regions. Transport policy. 37, 147-156. Acesso em: 22/abril/2021. Disponível em: https://downloads.hindawi.com/journals/jat/2019/7232710.pdf


 


Delcin, G. (2019 maio). Simulando Cenários Urbanos Futuros: modelagem de dinâmicas do uso do solo como suporte ao planejamento urbano. XVIII ENANPUR, Natal – RN, Brasil. 28. Acesso em: 14/dez/2021. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7526


 


Hong, L., Yan, Y., Ouyang, M., Hui T. (2017). Vulnerability effects of passengers’ intermodal transfer distance preference and subway expansion on complementary urban public transportation systems. Reliability Engineering and System. 158, p. 58-72. Acesso em: 23/abril/2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S095183201630624X


 


Jetha, A., Kernan, L., Kurowski, A. (2017). Conceptualizing the dynamics of workplace stress: a systems-based study of nursing aides. BMC Health Serv Res. 17:12. 1-11. Acesso em: 20/abril/2021. doi: http://dx.doi.org/10.1186/s12913-016-1955-8


 


Jo An, M., Atkinson, W. R., Page, A., Dominello, A.,  Haines, M.,  Wilson, A. (2015). Applications of system dynamics modelling to support health policy. Public Health Res Pract. 25(3):e2531531. Acesso em: 22/abril/2021. 25(3):e2531531. 2015. Disponível em: doi: http:// dx.doi.org/10.17061/phrp2531531


 


Liu, P. Mu, D. Gong, D. (2017). Eliminating overload trucking via a modal shift to achieve intercity freight sustainability: a system dynamics approach. Sustainability. 9 (3), 398, 1-24. Acesso em: 22/abril/2021. Disponível em:  https://doi.org/10.3390/su9030398


 


Liu, X., Ma, S., Tian, N. J., Li, G. (2015). A system dynamics approach to scenario analysis for urban passenger transport energy consumption and CO2 emissions: A case study of Beijing. Energy Policy. 85, 253-270. Acesso em: 20/abril/2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.enpol.2015.06.007


Medeiros, V. A. S. Urbis Brasiliae ou sobre cidades do Brasil: inserindo assentamentos urbanos do país em investigações configuracionais comparativas. 2006. 520 f. Tese (Doutorado Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília, Brasília 2006. Acesso em 14/dez/2021. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/1557


 


Melkonyan, A., Koch, J., Lohmar, F., Kamath, V., Munteanu, V. J., Schmidt, A., Bleischwitz, R. (2020). Integrated Urban Mobility Policies in Metropolitan Areas: A System Dynamics Approach for the Rhine-Ruhr metropolitan region in Germany. Sustainable Cities and Society. 61, 1-17. Acesso em: 22/abril/2021. Disponível em: DOI: https://doi.org/10.1016/j.scs.2020.102358


 


Moradi, A. Vagnoni, E. (2017). A multi-level perspective analysis of urban mobility system dynamics: What are the future transition pathways? Technological Forecasting & Social Change. Elsevier, 126(C), 231-243. Acesso em: 18/abril/2021. Disponível em:  http://dx.doi.org/10.1016/j.techfore.2017.09.002


 


Neirotti, P., De Marco, A., Cagliano, A. C., Mangano, G. Scorrano, F. (2014). Current trends in Smart City initiatives: Some stylised facts. Cities. 38, 25-36. Acesso em: 18/abril/2021. Disponível em:  https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0264275113001935


 


Paes, F. W. (2018) Terminal intermodal de passageiros. 69 f. Universidade do Sul de Santa Catarina, curso de Arquitetura e Urbanismo da campus Tubarão, Santa Catarina. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/8567/1/TCC-%20I.pdf


 


Pelizza, G. (2014). Estudo Preliminar de Implantação do VLT no Cenário da Mobilidade Urbana na Região Metropolitana de Florianópolis. 90 f. Universidade Federal de Santa Catarina, curso de Graduação em Engenharia Civil. Florianópolis, Santa Catarina. Acesso em: 22/abril/2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/121988


 


Pfaffenbichler, P., Emberger, G., Shepherd; Simon Peter. ( 2010). A system dynamics approach to land use transport interaction modelling: the strategic model MARS and its application. System Dynamics Review. 26, (3) 262–282. Acesso em: 18/abril/2021. Disponível em: DOI: 10.1002/sdr.451


 


PRÉ-EVTE. Aquaviário do governo de Santa Catarina ? BID (2021). Resumo dos componentes da demanda, engenharia e financeiros. Acesso em: 22/abril/2021.   Disponível em: https://www.sie.sc.gov.br/webdocs/sie/doc-tecnicos/aquaviario/Projeto%20Aquaviario%20SC.pdf


 


Rosenberg, R., Margolis, D., Karnopp, D. (2012). System dynamics: modelling. Simulation and control of mechatronic systems. Wiley, London.


 


Suryani, E., Hendrawan, R.A., Adipraja, P. F. E., WIbisoto, A., Dewi, L. P. (2021). Urban mobility modeling to reduce traffic congestion in Surabaya: a system dynamics framework. Journal of Modelling in Management. 16, (1). 37-69. Acesso em: 22/jun/2021. Disponível em: DOI 10.1108/JM2-03-2019-0055


 


Sant’ana, J. L. G., Maldonado, M. U., Gontijo, L. A. (2019). Dinâmica de geração e dissipação do estresse na equipe de enfermagem num centro de oncologia. Rev. latinoam. enferm. (Online). 27: e3156. 1-10. Acesso em: 22/abr/2021. Disponível em: http://www.revenf.bvs.br/pdf/rlae/v27/1518-8345-rlae-27-e3156.pdf


 


Saysel, A. K., Barlas, Y., Yenigun, O. (2002). Environmental sustainability in an agricultural development project: a system dynamics approach. Journal of Environmental Management. 64(3), 247,260. Acesso em: 22/abril/2021. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0301479701904888


 


Setiafindari, W. Anggara, A. (2017). Transportation Mode Selection using System Dynamics Approach.  International Journal of Software Engineering and its Applications, 11(4):51-60. Acesso em: 14 dezembro 2021. Disponível em: DOI:10.14257/ijseia.2017.11.4.04


Shepherd, S. (2014). “A review of system dynamics models applied in transportation,” Transportmetrica B: Transport Dynamics, vol. 2, no. 2, pp. 83–105. Acesso em: 22/abril/2021. Disponível em:  https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/21680566.2014.916236?journalCode=ttrb20


 


Sobral, T., Galvão, T., Borges, J. (2012). Visualization of Urban Mobility Data from Intelligent Transportation Systems. Sensors. 19, 332,01-28. Acesso em: 22/abril/2021. Disponível em: doi:10.3390/s19020332


 


Xue, Y.; Guan, H.; Corey, J.; Zhang, B.; Yan, H.; Qin, H. (2017). Transport Emissions and Energy Consumption Impacts of Private Capital Investment in Public Transport. Sustainability, 10, 1760. Acesso em: 22 de abril de 2021: Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/9/10/1760


 


Xue, Y., Cheng, L., Wang, K., An, J., Guan, H. (2020). System Dynamics Analysis of the Relationship between Transit Metropolis Construction and Sustainable Development of Urban Transportation—Case Study of Nanchang City, China. Sustainability. 12, 3028, 1-25. Acesso em: 22/abril/2021. Disponível em: doi:10.3390/su12073028


 


Yao, H., Chen, D. (2015). A System Dynamics Model for Urban Sustainable Transportation Planning international conference on geoinformatics. IEEE Xplore. P. 1 – 5. Acesso em: 22/abril/2021. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/document/7378639


 


Wallace, A. B., Okafor, S. C. (2008). Sustainability of Public Transport in Nottinghamshire: A Look at Bus Service Quality. Nottingham Trent University, 2021, p. 30–41.


 


Wang, J. W. H. L. HU, P. System Dynamics Model of Urban Transportation System and Its Application.  J Transpn Sys Eng & IT. 8(3), p. 83í89. Acesso em: 22/abril/2021. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S1570-6672(08)60027-6


 


Waze Driver Satisfaction Index: Brasil conta com 9 dos 100 melhores lugares para dirigir entre 39 países. Waze. 2021. Acesso em: 14 de dezembro 2021. Disponível em: https://waze-br.prezly.com/waze-driver-satisfaction-index-brasil-conta-com-9-dos-100-melhores-lugares-para-dirigir-entre-42-paises


Zandonade, P., Moretti, R. (2012). O padrão de mobilidade de São Paulo e o pressuposto de desigualdade. EURE (Santiago). 38, 113, 77-97. Acesso em: 22/abril/2021. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0250-71612012000100004


 

Detalhes do artigo

Seção
Artigos