ANÁLISIS TRIDIMENSIONAL DE LA INTERACCIÓN DE PROCESOS DE GESTIÓN DE CONOCIMIENTO EN LA TOMA DE DECISIONES EN LA ORGANIZACIÓN

Conteúdo do artigo principal

Diego Hernando Florez Martinez
https://orcid.org/0000-0003-1246-6513

Resumo

Resumo


Objetivo: o objetivo deste artigo é apresentar uma análise tridimensional da interação dos processos de gestão do conhecimento na tomada de decisão na organização, por meio dos resultados derivados da implantação da metodologia de revisão sistemática da literatura.


Design / Metodologia / Abordagem: Esta metodologia permitiu definir as bases conceituais e teóricas da pesquisa, para a qual a gestão do conhecimento evoluiu de uma ferramenta operacional, para se tornar um processo estratégico que permite gerar valor, vantagem competitiva e influenciar a tomada de decisão entendida como um fenômeno de racionalidade limitada que liga elementos planejados e elementos intuitivos. Da mesma forma, a revisão sistemática permitiu construir a linha de base da interação desses dois construtos.


Resultados: Os documentos básicos foram submetidos a um esquema de análise tridimensional baseado em: dimensão um, oito processos-chave de gestão do conhecimento, identificação, aquisição, criação, codificação, transferência, uso, proteção e avaliação; dimensão dois, fases do processo de tomada de decisão, identificação, busca, análise, escolha, implementação e acompanhamento; e a dimensão três, infraestrutura para gestão do conhecimento - elementos de capacidades organizacionais, cultura, estrutura e tecnologia.


Originalidade / Valor: identifica-se a evolução dos estudos sobre a inter-relação entre gestão do conhecimento e tomada de decisão, que se tornam o ponto de partida para pesquisas futuras.


 


Palavras-chave: Gestão do conhecimento. Tomando uma decisão. Tomada de decisão baseada no conhecimento. Processos de gestão do conhecimento. Gestão organizacional.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos