GUIA PRÁTICO DE FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA PROJETOS COLABORATIVOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ENTRE UMA ICT E EMPRESA DE SANTA CATARINA

Conteúdo do artigo principal

Adriana Tahereh Pereira Spinola
https://orcid.org/0000-0001-8669-4143
Bruno Inácio da Maia
http://orcid.org/0000-0002-1020-8337
Leandro Innocentini Lopes de Faria
Andre Hideto Futami

Resumo

Resultados: Este artigo apresenta como resultado de pesquisa um guia prático de Fatores Críticos de Sucesso (FCS) voltado a projetos colaborativos de inovação tecnológica entre uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT) e uma empresa de grande porte, ambos do estado de Santa Catarina, Brasil.

Design/Metodologia/Abordagem: Para tal, aplicou-se como metodologia, uma combinação de pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. De 47 FCS da literatura, o presente estudo gerou um guia com 9 FCS considerados como prioritários a projetos de inovação tecnológica colaborativos. O guia prático apresenta a definição, possíveis dificuldades e dicas de aplicação para cada um dos 9 FCS.

Originalidade/valor: A partir dos resultados da aplicação do conteúdo do guia na gestão dos projetos da empresa com a ICT, considera-se que este estudo possui o potencial de ser explorado no longo prazo pela empresa e também servir de ponto de reflexão para outras organizações, fomentando assim indiretamente a inovação tecnológica e consequentemente auxiliando o desenvolvimento social e econômico do país.

Detalhes do artigo

Seção
Artigos
Biografia do Autor

Bruno Inácio da Maia, UNISOCIESC

Possui curso Técnico em Mecânica pela Escola Técnica Tupy, Graduado em Engenharia Mecânica pela Faculdade Pitágoras (2013), e Mestrado Engenharia de Produção na UNISOCIESC (2016). Têm experiência e enfoque na área de Engenharia Mecânica e Produção, com ênfase em Gestão de Negócios, Desenvolvimento de Produtos e Novos Negócios, Lançamento de linhas de Produtos, Propostas e Acompanhamento de Projetos, Estratégias Comercias como: Marketing Estratégico, Planejamento Estratégico de Produtos e Vendas, Inovação, Inteligencia Competitiva e Planejamento Estratégico Empresarial.

Leandro Innocentini Lopes de Faria, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Coordenador da Agência de Inovação da UFSCar


Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2002, vinculado ao Departamento de Ciência da Informação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSCar. Coordenador executivo do Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais da UFSCar. Atuação em Ciência da Informação, Prospecção Tecnológica, Inteligência Competitiva, Bibliometria e Indicadores de C&T. Engenheiro de Materiais pela UFSCar (1994). Doutor em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e em Ciência da Informação e Comunicação pela Universite d'Aix-Marseille III (2001).

Andre Hideto Futami, Professor e Pesquisador Centro Universitário SOCIESC - UNISOCIESC


Possui graduação em Engenharia de Produção (Mecânica) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - POLI/USP (1991), mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina - PPGEP/UFSC (2001) e especialização em Administração pela Universidade Federal do Paraná - CEPPAD/UFPR (2003). Possui experiência profissional na área de Desenvolvimento de Novos Produtos e de Projetos de Produtos, tendo trabalhado durante dezoito anos como especialista em desenvolvimento de produtos na área de tecnologia de multinacional do ramo eletro-eletrônico. Possui doutorado em Engenharia de Produto e Processos no PPGEP/UFSC e atualmente faz parte do corpo docente do Mestrado em Engenharia de Produção do Centro Universitário da Sociedade Educacional de Santa Catarina - UNISOCIESC.