Cognição e formação: Uma reflexão complexa

Main Article Content

Mary Valda Souza Sales
Teresinha Fróes Burnham

Abstract

Este artigo apresenta uma reflexão complexa em torno da relação direta existente entre a cognição e o processo de formação como fenômenos ampliados inerentes a dinâmica da construção do conhecimento humano.  A reflexão retoma uma discussão em torno do conceito de cognição apresentando uma compreensão ampliada e implicada do mesmo a partir das vivências formativas num espaço de construção do conhecimento no ensino superior desenvolvido com o uso das tecnologias da informação e comunicação.  Este trabalho expõe parte das reflexões construídas no processo de doutoramento em educação.  Aqui cognição e formação passam a ser conceitos implicados visto que discute-se a construção do conhecimento humano e a necessidade de Ser/sendo do sujeito durante as práticas curriculares na formação.

Article Details

Section
Mídias do Conhecimento
Author Biographies

Mary Valda Souza Sales, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação FACED/UFBA, Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB), Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando no Departamento de Educação Campus I/Salvador e no Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)

Teresinha Fróes Burnham, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutorado em Sociologia e Política do Currículo, na University of London, doutorado em Filosofia na University of Southampton, Inglaterra, mestrado em Educação, na Universidade Federal da Bahia, professora-adjunta da FACED/UFBA, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação e no Doutorado Multinstitucional e Multidisciplinar de Difusão do Conhecimento.