O conhecimento enquanto campo:uma perspectiva de geração e difusão

Conteúdo do artigo principal

Marcus Túlio de Freitas Pinheiro
Teresinha Fróes Burnham

Resumo

O presente artigo apresenta uma perspectiva da teoria de campo para o conhecimento que baseou o desenvolvimento da tese,   O conhecimento enquanto campo: o ente cognitivo e a emergência de conceitos. Nesse momento são apresentados os pressupostos para a composição do campo conhecimento referenciados quanto a percepção do conhecimento; o conhecimento como campo; práxis pedagógica, itinerância e currículo; tecido social. O que é exposto tem o intuito de introduzir uma concepção diferenciada para basear futuros estudos que envolvam a criação e difusão do conhecimento em comunidades epistêmicas de naturezas diversas.

Detalhes do artigo

Seção
Conhecimento na Inovação
Biografia do Autor

Marcus Túlio de Freitas Pinheiro, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduado em Física pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutor em Educaçao pela Universidade Federal da Bahia. Professor do departamento de ciências exatas e da terra campus II UNEB. Membro do grupo de pesquisa CAOS da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Membro do Grupo de Pesquisa TECINTED da Universidade do Estado da Bahia.

Teresinha Fróes Burnham, Universidade Federal da Bahia - UFBA

PhD (University of Southampton), professora-adjunta da FACED-UFBA, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Educação.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)