Cognição e formação: Uma reflexão complexa

Conteúdo do artigo principal

Mary Valda Souza Sales
Teresinha Fróes Burnham

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão complexa em torno da relação direta existente entre a cognição e o processo de formação como fenômenos ampliados inerentes a dinâmica da construção do conhecimento humano.  A reflexão retoma uma discussão em torno do conceito de cognição apresentando uma compreensão ampliada e implicada do mesmo a partir das vivências formativas num espaço de construção do conhecimento no ensino superior desenvolvido com o uso das tecnologias da informação e comunicação.  Este trabalho expõe parte das reflexões construídas no processo de doutoramento em educação.  Aqui cognição e formação passam a ser conceitos implicados visto que discute-se a construção do conhecimento humano e a necessidade de Ser/sendo do sujeito durante as práticas curriculares na formação.

Detalhes do artigo

Seção
Mídias do Conhecimento
Biografia do Autor

Mary Valda Souza Sales, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação FACED/UFBA, Mestre em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB), Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), atuando no Departamento de Educação Campus I/Salvador e no Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)

Teresinha Fróes Burnham, Universidade Federal da Bahia

Pós-doutorado em Sociologia e Política do Currículo, na University of London, doutorado em Filosofia na University of Southampton, Inglaterra, mestrado em Educação, na Universidade Federal da Bahia, professora-adjunta da FACED/UFBA, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação e no Doutorado Multinstitucional e Multidisciplinar de Difusão do Conhecimento.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)