Felicidade e Redes nas Empresas: Aplicação no Norte de Portugal e Galiza (Espanha)

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Liliana Lima Lousinha Alves
Helena Maria da Silva Santos Rodrigues
Isabel Neira Gómez
Florinda Maria Carreira Neto Matos

Resumo

Objetivo: Analisar a influência da rede colegas de trabalho (sem diferença hierárquica), no que diz respeito à confiança, colaboração e sentido de interajuda, na felicidade – felicidade pessoal, satisfação com a vida e satisfação com o trabalho. Considerando as principais conclusões de investigações sociológicas sobre a importância do capital social para a felicidade, este estudo pretende explorar estas relações em ambiente empresarial, atendendo à importância da felicidade enquanto impulso de motivação e eficácia laboral.


Design/Metodologia/Abordagem: Desenvolveu-se um questionário inedito, partindo de questões validadas e amplamente utilizadas no European Values Study (2008). O principal meio de divulgação do questionário online foi o correio eletrônico, construindo-se uma base de dados de empresas do Norte de Portugal e contando com a colaboração da AEDIPE Galícia na divulgação dos questionários na Galiza. A recolha de dados apresentados decorreu no 1º semestre de 2015 e os mesmos foram tratados em SPSS e Smart PLS. Considerando o caracter exploratório e a essência dos constructos, foi utilizada a metodologia estatística Modelos de Equações Estruturais, através da análise baseada em componentes - Partial Least Squares


Resultados: Foram obtidas 224 respostas válidas de 84 empresas identificadas. Os resultados demonstraram que a Felicidade Pessoal e a Satisfação com o Trabalho são representativas do constructo Felicidade, enquanto a Confiança e a Colaboração entre colegas revelaram-se representativas do constructo Rede Colegas de Trabalho (sem diferença hierárquica). Os resultados obtidos demonstraram que 18% da variação do constructo da Felicidade é explicada pelo constructo Rede Colegas de Trabalho (sem diferença hierárquica).


Originalidade/valor: Aplicação da conceptualização da Felicidade, validada em estudos sociológicos, assim como da relação redes e confiança com a felicidade, ao ambiente empresarial.

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