Lojas de Artigos Evangélicos: uma pesquisa sobre consumo religioso

Emerson Giumbelli

Resumo


O texto trata de um aspecto ainda pouco estudado da já bastante discutida expansão evangélica em nosso país: aquele
que envolve a existência de um mercado de artigos religiosos.
O objetivo é apresentar alguns resultados de uma pesquisa realizada junto a estabelecimentos que comercializam “artigos evangélicos". Assim como freqüentam templos, os evangélicos podem freqüentar um estabelecimento comercial, juntando à sua condição de fiel a de consumidor. Em diferentes graus de profundidade,
observações foram feitas nesses estabelecimentos. Com esses dados é possível refletir sobre como se concebem e como se organizam esses estabelecimentos, tendo como problema central a relação entre o comercial e o religioso. Ao mesmo tempo, permitem traçar um perfil geral (ainda que não estatisticamente representativo) de seus clientes e uma caracterização de sua relação com os estabelecimentos e com os objetos neles comercializados.

Palavras-chave


evangélicos, artigos religiosos, consumo

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DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Ilha R. Antr., Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC,  Florianópolis, SC, Brasil, ISSNe 2175-8034