Lojas de Artigos Evangélicos: uma pesquisa sobre consumo religioso
Resumo
O texto trata de um aspecto ainda pouco estudado da já bastante discutida expansão evangélica em nosso país: aquele que envolve a existência de um mercado de artigos religiosos. O objetivo é apresentar alguns resultados de uma pesquisa realizada junto a estabelecimentos que comercializam “artigos evangélicos". Assim como freqüentam templos, os evangélicos podem freqüentar um estabelecimento comercial, juntando à sua condição de fiel a de consumidor. Em diferentes graus de profundidade, observações foram feitas nesses estabelecimentos. Com esses dados é possível refletir sobre como se concebem e como se organizam esses estabelecimentos, tendo como problema central a relação entre o comercial e o religioso. Ao mesmo tempo, permitem traçar um perfil geral (ainda que não estatisticamente representativo) de seus clientes e uma caracterização de sua relação com os estabelecimentos e com os objetos neles comercializados.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Ilha Revista de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Ilha – Revista de Antropologia – ISSN 2175-8034 os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilhar Igual (CC BY-NC-SA) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico desde que adotem a mesma licença, compartilhar igual. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que para fins não comerciais e compartilhar igual.