Narrativas sobre empregabilidade. As trajetórias profissionais de ex-empregados do setor elétrico brasileiro

Autores/as

  • Maria Soledad Etcheverry Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

Refletir sobre a empregabilidade num cenário de crescentes restrições do mercado de trabalho e incertezas quanto ao futuro impõe-se como um tema de extrema atualidade. A proposta deste estudo é registrar os desafios da reinserção ocupacional de trabalhadores que perderam seus vínculos formais de trabalho durante o processo de reestruturação gerencial e privatização das empresas estatais do setor elétrico brasileiro durante a década de 90. A história de empregabilidade vivida pelos entrevistados foi vista a partir dessa transição nas trajetórias, na qual a quebra de perspectivas de carreira implicou reorganizações identitárias significativas. A narrativa é utilizada como recurso metodológico e conceituai fecundo, considerando-se que ela permite entrelaçar uma dupla dimensão: a da seqüência de eventos no tempo e do ponto de vista dos agentes, dotando de um viés interativo a noção de empregabüidade.

Biografía del autor/a

Maria Soledad Etcheverry, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Licenciatura no Curso de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981), mestrado em Ciências Sociais - Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987) e doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: empregabilidade, narrativas, privatização, reestruturação produtiva e políticas públicas. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Sociologia Econômica e integra um núcleo de pesquisa nessa área.

Publicado

2004-01-01

Cómo citar

ETCHEVERRY, Maria Soledad. Narrativas sobre empregabilidade. As trajetórias profissionais de ex-empregados do setor elétrico brasileiro. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2, p. 061–104, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/16597. Acesso em: 3 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos