Narrativas sobre empregabilidade. As trajetórias profissionais de ex-empregados do setor elétrico brasileiro

Autores

  • Maria Soledad Etcheverry Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Refletir sobre a empregabilidade num cenário de crescentes restrições do mercado de trabalho e incertezas quanto ao futuro impõe-se como um tema de extrema atualidade. A proposta deste estudo é registrar os desafios da reinserção ocupacional de trabalhadores que perderam seus vínculos formais de trabalho durante o processo de reestruturação gerencial e privatização das empresas estatais do setor elétrico brasileiro durante a década de 90. A história de empregabilidade vivida pelos entrevistados foi vista a partir dessa transição nas trajetórias, na qual a quebra de perspectivas de carreira implicou reorganizações identitárias significativas. A narrativa é utilizada como recurso metodológico e conceituai fecundo, considerando-se que ela permite entrelaçar uma dupla dimensão: a da seqüência de eventos no tempo e do ponto de vista dos agentes, dotando de um viés interativo a noção de empregabüidade.

Biografia do Autor

Maria Soledad Etcheverry, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Licenciatura no Curso de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981), mestrado em Ciências Sociais - Antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987) e doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: empregabilidade, narrativas, privatização, reestruturação produtiva e políticas públicas. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Sociologia Econômica e integra um núcleo de pesquisa nessa área.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

ETCHEVERRY, Maria Soledad. Narrativas sobre empregabilidade. As trajetórias profissionais de ex-empregados do setor elétrico brasileiro. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2, p. 061–104, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/16597. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos