Narrativas sobre empregabilidade. As trajetórias profissionais de ex-empregados do setor elétrico brasileiro
Resumo
Refletir sobre a empregabilidade num cenário de crescentes restrições do mercado de trabalho e incertezas quanto ao futuro impõe-se como um tema de extrema atualidade. A proposta deste estudo é registrar os desafios da reinserção ocupacional de trabalhadores que perderam seus vínculos formais de trabalho durante o processo de reestruturação gerencial e privatização das empresas estatais do setor elétrico brasileiro durante a década de 90. A história de empregabilidade vivida pelos entrevistados foi vista a partir dessa transição nas trajetórias, na qual a quebra de perspectivas de carreira implicou reorganizações identitárias significativas. A narrativa é utilizada como recurso metodológico e conceituai fecundo, considerando-se que ela permite entrelaçar uma dupla dimensão: a da seqüência de eventos no tempo e do ponto de vista dos agentes, dotando de um viés interativo a noção de empregabüidade.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2004 Ilha Revista de Antropologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores cedem à Ilha – Revista de Antropologia – ISSN 2175-8034 os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição Não Comercial Compartilhar Igual (CC BY-NC-SA) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico desde que adotem a mesma licença, compartilhar igual. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico, desde que para fins não comerciais e compartilhar igual.