Ensinar antropologia para não antropólogos: experiências e fronteiras em enfermagem

Autores/as

  • Maria Manuel Quintela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8034.2022.e80664

Resumen

Neste artigo, pretende-se refletir sobre o ensino de antropologia para não antropólogos. Essa reflexão é
feita a partir da nossa experiência de docência em cursos de enfermagem, apresentando algumas respostas possíveis para os dilemas surgidos nesse percurso. A narrativa é feita em dois eixos, a experiência e as fronteiras. O primeiro, centrado nas opções tomadas relativasaos conteúdos programáticos, à metodologia e às estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas nalinha antropológica da orientação do “olhar” para a presença da diferença e da diversidade; o segundo, sobre os dilemas surgidos em sala de aula no contato com os estudantes, em que se jogam interfaces de saberes e se questionam as fronteiras disciplinares.

Biografía del autor/a

Maria Manuel Quintela, Escola Superior de Enfermagem de Lisboa

Professora Coordenadora de Ciências Sociais no Departamento de Enfermagem de Saúde Comunitária
da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (Portugal). Leciona e coordena as unidades curriculares:
Antropologia e Sociologia (graduação); Antropologia e Saúde Pública (Mestrado em Enfermagem
Comunitária) e Socioantropologia das doenças crônicas (Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica).
Doutorada em Antropologia Social e Cultural pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de
Lisboa; mestre em Antropologia e graduação em Antropologia Social pelo ISCTE-IUL. Graduação em
Enfermagem e especialização em Enfermagem de Saúde pública. É investigadora no Centro em Rede
de Investigação em Antropologia (CRIA – polo ISCTE-UL), onde coordena desde 2014 a Linha Temática
Antropologia da Saúde. Investigadora no Centro em Rede de Investigação em Antrpologia (ISCTE-IUL),
Lisboa, Portugal.

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Publicado

2022-02-07

Cómo citar

QUINTELA, Maria Manuel. Ensinar antropologia para não antropólogos: experiências e fronteiras em enfermagem. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 52–67, 2022. DOI: 10.5007/2175-8034.2022.e80664. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/80664. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Ensino da Antropologia em contextos interdisciplinares e interculturais