Desafios para a formação docente nos Programas de Pós-Graduação em Antropologia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8034.2022.e81051

Resumen

Pensar o ensino da antropologia tem sido bastante desafiador, porque exige (re)pensar a transmissão dos
conhecimentos antropológicos em diferentes contextos. Neste artigo, pretendemos discutir os desafios
metodológicos e pedagógicos na formação de antropólogas/as para o exercício da docência no ensino
superior. Para tanto, buscaremos dialogar sobre esses desafios, a partir da pesquisa de pós-doutorado
realizada com professores/as de Antropologia no Brasil e em Portugal. Também pretendemos encontrar
aproximações nas diferentes áreas do conhecimento em que os docentes da disciplina atuam, considerando as estratégias pedagógicas utilizadas, bem como debater sobre a formação para a docência no ensino superior e os desafios enfrentados pelos Programas de Pós-Graduação em Antropologia de ambos os países. Os resultados obtidos sugerem ser consensual a precária formação para a docência nos PPGAS. Já as proposições sobre a forma de resolver esses desafios são muitas, não havendo uma que seja consensual. Essas proposições serão algumas das principais questões que iremos apresentar e discutir neste artigo.

Biografía del autor/a

Ari Jose Sartori, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó

Antropólogo, mestre (1999), doutor (2010) e pós-doutor (2018) em Antropologia Social pelo Programa
de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC. Professor Associado da Universidade Federal da
Fronteira Sul (UFFS), no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Campus Chapecó e pesquisador
efetivo do Instituto Brasil Plural (INCT). Possui experiência na área de Antropologia, com ênfase em
Antropologia Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria antropológica, antropologia
da educação, ensino da antropologia, estágios supervisionados, formação de professores, relações de
gênero, sexualidade e educação.

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Publicado

2022-02-07

Cómo citar

SARTORI, Ari Jose. Desafios para a formação docente nos Programas de Pós-Graduação em Antropologia. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 135–160, 2022. DOI: 10.5007/2175-8034.2022.e81051. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/81051. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Ensino da Antropologia em contextos interdisciplinares e interculturais