Desafios para a formação docente nos Programas de Pós-Graduação em Antropologia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8034.2022.e81051Resumen
Pensar o ensino da antropologia tem sido bastante desafiador, porque exige (re)pensar a transmissão dos
conhecimentos antropológicos em diferentes contextos. Neste artigo, pretendemos discutir os desafios
metodológicos e pedagógicos na formação de antropólogas/as para o exercício da docência no ensino
superior. Para tanto, buscaremos dialogar sobre esses desafios, a partir da pesquisa de pós-doutorado
realizada com professores/as de Antropologia no Brasil e em Portugal. Também pretendemos encontrar
aproximações nas diferentes áreas do conhecimento em que os docentes da disciplina atuam, considerando as estratégias pedagógicas utilizadas, bem como debater sobre a formação para a docência no ensino superior e os desafios enfrentados pelos Programas de Pós-Graduação em Antropologia de ambos os países. Os resultados obtidos sugerem ser consensual a precária formação para a docência nos PPGAS. Já as proposições sobre a forma de resolver esses desafios são muitas, não havendo uma que seja consensual. Essas proposições serão algumas das principais questões que iremos apresentar e discutir neste artigo.
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