Pedagogias antropológicas transgressoras: (re)fazendo antropologia a partir da costura de cadernos de campo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8034.2024.e93946

Palabras clave:

Metodologia, Antropologia, Educação, Transgredir

Resumen

O objetivo do artigo foi problematizar alguns dos processos de formação em antropologia para cientistas sociais e antropólogos(as) no ensino superior a partir de experiências distintas, mas complementares entre si, vivenciadas por duas educadoras-antropólogas em suas respectivas instituições de ensino. O artigo aborda como a partir de uma atividade pedagógica transgressora, a costura de cadernos de campo, as educadoras-antropólogas puderam trabalhar noções como etnografia, trabalho de campo, subjetividades, autoridade etnográfica e diferenças. Os relatos apresentados foram produzidos na retomada das atividades presenciais em duas universidades públicas brasileiras, a UnB e a UFPI, logo após a instauração de medidas de flexibilização da pandemia e retomada dos contatos presenciais em sala de aula. Assim, é possível perceber que a Antropologia, assim como os processos de ensino-aprendizado, podem ser compreendidos como atividades artesanais, uma vez que a artesanalidade do processo etnográfico não está presente apenas no campo, mas também em sala de aula.

Biografía del autor/a

Ana Clara Damásio, Universidade Nacional de Brasília

Doutoranda na Universidade de Brasília (UnB) pelo Departamento de Antropologia (DAN). É integrante do MOBILE – Laboratório de Etnografia das Circulações e Dinâmicas Migratórias (DAN/UnB) e do Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez (SOL-UnB). Atualmente é Editora Associada da Revista Novos Debates: Fórum de Antropologia. Possui interesse nos diálogos que perpassam escravidão, relações raciais, família, parentesco, ensino de sociologia, migração e metodologia antropológica. Também é a criadora do podcast “Antro,comofaz?”,projetoquebuscadiscutirmetodologiaantropológicademaneiradescomplicadaeacessível.

Mariane da Silva Pisani, Universidade Federal do Tocantins.Professora Adjunta-A.

Bacharela em Ciências Sociais, Mestra e Doutora em Antropologia Social. É Professora Adjunta na Universidade Federal do Piauí (UFPI) onde coordena o Grupo de Pesquisa em Antropologia Social e Interseccionalidade (ANTROPOS). É coordenadora da Comissão Editorial de Periódicos Científicos da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e Editora-Chefe da Revista Novos Debates (ABA). É vice-coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Estudos do Futebol Brasileiro. Desenvolve pesquisas sobre Estudos de Gênero e Sexualidades, Marcadores Sociais da Diferença e Antropologia dos Esportes.

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Publicado

2024-01-25

Cómo citar

DAMÁSIO, Ana Clara; PISANI, Mariane da Silva. Pedagogias antropológicas transgressoras: (re)fazendo antropologia a partir da costura de cadernos de campo. Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 26, n. 1, 2024. DOI: 10.5007/2175-8034.2024.e93946. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/93946. Acesso em: 21 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê Novos Debates na formação em antropologia