Morfologia e distribuição de Caloneis, Lyrella, Moreneis, Petroneis e Pinnularia em praias arenosas de Santa Catarina, Sul do Brasil

Marinês Garcia, Gabriela Marques Fernandes Poncet, Lissane Borges Valério Rodrigues

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2178-4574.2012n41p05

 

A morfologia e a distribuição de espécies dos gêneros

Caloneis, Lyrella, Moreneis, Petroneis e Pinnularia foram estudadas em 20 praias arenosas do litoral do Estado de Santa Catarina, Brasil. A variabilidade morfológica observada para as espécies Caloneis africana, Lyrella abruptoides, Moreneis hexagona, Petroneis humerosa, Pinnularia neuquina e Pinnularia trevelyana foi semelhante à descrita na literatura. Todas as espécies estudadas apresentaram baixa frequência relativa de ocorrência e são os primeiros registros para o Estado de Santa Catarina. Dados de distribuição geográfica encontrados na literatura sugerem que C. africana e P. neuquina sejam espécies do Hemisfério Sul, enquanto P. trevelyana e P. humerosa são espécies cosmopolitas, assim como o gênero Moreneis. Lyrella abruptoides é uma espécie marinha e tropical. Considerando a distribuição nas praias estudadas, P. humerosa e C. africana ocorreram em todos os tipos de praia, L. abruptoides em uma baía, P. neuquina em praias intermediárias, enquanto M. hexagona e P. trevelyana ocorreram em praias dissipativas.

Palavras-chave


Diatoms; sediment; marine environmental; taxonomy; scanning electron microscopy.

Texto completo:

PDF


Insula - Universidade Federal de Santa Catarina - Departamento de Botânica - Centro de Ciências Biológicas - Campos Universitário - Trindade - CEP 88040-900 - Florianópolis - SC – Brasil.

ISSN print 0101-9554
ISSNe 2178-4574