<br>Caracterização anatômica e perfis químicos de folhas de <I>Avicennia schaueriana</I> Stapf. & Leech. ex Moldenke e <I>Rhizophora mangle</I> L. de manguezais impactados e não impactados do litoral paulista<p>

Autores

  • João Marcelo Silva ESALQ/USP
  • Maria Bernadete Gonçalves Martins Universidade Estadual Paulista, São Vicente, SP
  • Alberto José Cavalheiro Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP

Resumo

Atualmente, os ecossistemas conhecidos como manguezais têm sido foco das mais variadas pesquisas, envolvendo estudos de fauna, flora, ecologia, entre outros. A demanda por conhecimentos sobre esse ecossistema provém, principalmente, da necessidade de se compreender as conseqüências das atuais e futuras ações humanas. No presente estudo, objetivou-se caracterizar a anatomia e comparar, juntamente com os perfis químicos, folhas de Avicennia schaueriana e Rhizophora mangle, provenientes de manguezais impactados (estuário do município de Santos) e não impactados (estuário do município de Peruíbe) do litoral de São Paulo, correlacionando as possíveis diferenças com fontes de impacto ambiental de cada área. Para A. schaueriana não foram observadas diferenças significativas com relação aos aspectos anatômicos. Já para R. mangle, observou-se maior densidade estomática em folhas do ambiente impactado, bem como aumento na espessura do parênquima paliçádico, diminuição do parênquima esponjoso e expansão da região dos feixes vasculares, na nervura central. Com relação às análises química, os grupos dos compostos apontados nos perfis cromatográficos diferem em quantidade e qualidade para R. mangle e apenas em quantidade para A. schaueriana.

Biografia do Autor

Maria Bernadete Gonçalves Martins, Universidade Estadual Paulista, São Vicente, SP

Bacharel em Biologia, pela Universidade Estadual Paulista, UNESP (1980), Mestre em Agronomia-Fitotecnia, pela Universidade de São Paulo, ESALQ-USP/ Piracicaba (1984) e Doutor em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela UNESP(1993). Atualmente é professor da UNESP, Campus São Vicente. Lattes.

Alberto José Cavalheiro, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP

Graduado em Farmácia - Modalidade Alimentos pela Universidade de São Paulo (1987), doutorado em Química pela USP (1995). É professor no Instituto de Química de Araraquara - UNESP desde 1996. Lattes.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Edição

Seção

Artigos