A rede de checagem da agência Lupa

2020-04-20

Verdadeiro e falso possuem nuances, explicações e contextos complexos. A pesquisadora Kassia Nobre dos Santos apresenta o jornalismo moderno como uma construção também complexa, que necessita de constante repensar sobre seu modo de fazer, em diálogo com a sociedade. A autora retoma as origens da checagem e descreve que,  junto com a apuração aprofundada, este pilar da profissão ganha nova função na atualidade. Agora, encontrar equívocos e evidenciar mentiras são produtos jornalísticos cada vez mais valorizados. Como estudo de caso, Santos apresenta a Lupa, primeira agência brasileira de checagem de notícias. Os processos de sustentação e os nós da rede de criação da Lupa são analisados, demonstrando que a complexidade no fazer jornalístico pode ser uma importante ferramenta de combate à indústria da desinformação. Confira o artigo completo em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2019v16n2p59/41756