Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Estudos em Jornalismo e Mídia?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Os originais submetidos ao Conselho Editorial devem atender rigorosamente aos critérios abaixo. Colaborações em desacordo serão RECUSADAS.

1. Todos os textos enviados como colaboração à Estudos em Jornalismo e Mídia devem ser encaminhados eletronicamente pelo sistema de submissão neste ambiente.

2. Os artigos devem ser originais e inéditos. É considerado inédito o texto que ainda não foi publicado em outro periódico científico.

3. São admitidas versões modificadas de artigos que já tenham sido publicadas em anais de evento. Nesses casos, os textos devem trazer uma nota de rodapé inicial com tais informações.

4. A revista recebe colaborações de mestres, doutorandos e doutores. Mestrandos podem enviar resenhas de livros ou artigos, desde que em coautoria com doutores.

5. As colaborações devem ser anexadas em arquivos eletrônicos em formato Word 6.0 (ou semelhantes, com extensão de arquivo .doc) e NÃO CONTER IDENTIFICAÇÃO dos seus autores.

6. As informações de identificação dos autores devem ser inseridas nos campos respectivos do sistema eletrônico quando da submissão dos textos.

7. São admitidas colaborações em português, inglês e espanhol.

8. Artigos para os núcleos temáticos de cada edição devem ter um mí­nimo de 10 e um máximo de 15 páginas, em espaço 1,5, corpo 12 na fonte Times New Roman. As páginas NÃO devem ser numeradas.

9. Artigos devem trazer resumos em português e inglês (nesta ordem), além de três palavras-chaves nesses mesmos idiomas. Textos sem esses elementos pré-textuais serão descartados.

10. Títulos e subtí­tulos devem ser grafados com maiúsculas e minúsculas, sem numeração.

11. Palavras estrangeiras não absorvidas pela Lí­ngua Portuguesa devem vir em itálico.Títulos de jornais e revistas também.

12. Citações no corpo do texto devem vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação, ano de publicação e páginas do texto citado, colocados entre parênteses. Se o autor integra a frase, colocar somente o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da publicação.

13. Citações com mais de três linhas devem estar separadas num parágrafo próprio, com recuo à esquerda de 4 cm, e corpo 11, entrelinha simples.

14. Notas explicativas devem vir nos rodapés. Recomenda-se numeração nas notas.

15. As referências bibliográficas devem seguir a norma NBR-6023 da ABNT (Normas para referências bibliográficas da Associação Brasileira de Normas Técnicas) e estar localizadas no final do texto.

16. Imagens ou ilustrações devem vir em resolução mí­nima de 300 dpi para garantir a qualidade na reprodução impressa.

17. Deve-se evitar tabelas, imagens e gráficos nos artigos. Caso seja extremamente necessário para a compreensão dos textos, esses elementos devem vir em arquivos separados, inseridos no sistema como Documentos Suplementares.

18. Resenhas seguem as mesmas normas dos artigos e devem se limitar a três páginas. Não é necessário Resumo e Palavras-Chave. Livros e obras de referência que sejam objetos de resenha devem ser atuais, com no máximo dois anos de publicação. Resenhas devem vir acompanhadas de capa do livro, em arquivo anexo.

19. Entrevistas devem ter até oito páginas, e dispensa-se o resumo para as mesmas. Devem vir acompanhadas de fotografia do entrevistado, com os devidos créditos.

20. Todos os textos devem estar adequados ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista?

  2. Os arquivos estão em formato Microsoft Word ou RTF? (Eles não podem ultrapassar 2 MegaBytes)

  3. O texto segue RIGOROSAMENTE as regras das Diretrizes para Autores, descritas acima, inclusive o anonimato no texto?

  4. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares?

 

Declaração de Direito Autoral

 

Ao encaminhar textos à revista Estudos em Jornalismo e Mídia, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação especí­fica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.
Estudos em Jornalismo e Mídia está sob a Licença Creative Commons

 

Política de Privacidade

Nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.