Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Em caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor". O autor assume a responsabilidade pelo conteúdo do artigo e transfere os direitos autorais do texto à revista Estudos em Jornalismo e Mídia (EJM).
  • Os arquivos estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF e não ultrapassam 2 MegaBytes, conforme explicitado nas diretrizes.
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto segue rigorosamente as regras das Diretrizes para Autores, descritas acima.
  • A identificação de autoria foi removida do arquivo e da opção “Propriedades no Word”, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares.

Diretrizes para Autores

A revista Estudos em Jornalismo e Mídia aceita submissões em fluxo contínuo, de artigos originais e inéditos, em três idiomas (português, inglês e espanhol), bem como resenhas de livros e entrevistas relacionadas à produção de conhecimento científico do campo da comunicação, sobretudo jornalismo e mídia. O(a) autor(a) assume a responsabilidade pelo conteúdo do texto, inclusive em relação às questões éticas, quando a pesquisa envolve pessoas.  É fundamental ler as normas de submissão. A ocorrência de plágio ou autoplágio implica em exclusão imediata do sistema de avaliação. Se o texto foi publicado anteriormente em anais de eventos, deverá incorporar pelo menos 30% de mudanças, efetivamente comprováveis. Esse fato deverá ser informado nos metadados.

No momento da submissão de um artigo, a identificação de autores(as), o nível de formação e a filiação institucional devem ser  preenchidas, obrigatoriamente, em espaço próprio do sistema e não devem constar no corpo do texto, visto que o manuscrito  será enviado para avaliação cega dos pares. Por esse motivo, quaisquer outras referências que permitam a(o) avaliador(a) inferir indiretamente a autoria do trabalho também devem ser omitidas no ato da submissão. Inclusive, qualquer menção a evento ao qual uma versão do trabalho já tenha sido submetida deve ser informado à Comissão Editorial em espaço próprio do sistema e não no manuscrito.

As informações autorais serão registradas à parte no sistema da revista, como metadados, e acessadas apenas pelos (as) editores (as). O preenchimento do ORCID também é obrigatório no momento da submissão do artigo e pode acompanhar o mini-perfil do(a) autor(a).

O não atendimento destas e de outras  normas de submissão à revista implicará na rejeição do manuscrito na etapa de desk review.

O(a) autor(a) deve declarar, em nota final, que não foram omitidas ligações a órgãos de financiamento, a instituições comerciais ou políticas, nos casos em que a pesquisa realizada ou a publicação do artigo possam gerar dúvidas sobre possíveis conflitos de interesse. Deve mencionar ainda a instituição à qual eventualmente esteja vinculado ou tenha colaborado na execução da pesquisa, explicitando não haver conflitos de interesse com o resultado apresentado no artigo. É necessário também informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica.

 

Regras: 

Os originais submetidos ao Conselho Editorial devem atender rigorosamente aos critérios abaixo. Colaborações em desacordo serão RECUSADAS na etapa de desk review.

1. Todos os textos enviados como colaboração à Estudos em Jornalismo e Mídia devem ser encaminhados eletronicamente pelo sistema de submissão neste ambiente.

2. Os artigos devem ser originais e inéditos. É considerado inédito o texto que ainda não foi publicado em outro periódico científico.

3. São admitidas versões modificadas de artigos que já tenham sido publicadas em anais de evento. Nesses casos, os textos devem trazer uma nota de rodapé inicial com tais informações.

4. A revista recebe colaborações de doutores e doutorandos. Mestres e mestrandos podem submeter artigos desde que em coautoria com doutores. Podem também enviar resenhas de livros.

5. As colaborações devem ser anexadas em arquivos eletrônicos em formato Word 6.0 (ou semelhantes, com extensão de arquivo .doc), rtf ou open office. 

6. O artigo não deve conter identificação do(a) autor(a). Ao submeter o texto, o(a) autor(a) deve retirar seu nome e quaisquer referências a si nas referências bibliográficas. O nome e o minicurriculum, com titulação explícita, filiação institucional, cidade e estado são obrigatórios e devem ser colocados apenas no preenchimento no sistema SEER da revista, fora do arquivo do texto.

7. A identificação de autoria do trabalho deve ser removida do arquivo e da opção "Propriedades" no Word, garantindo assim o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega. Basta clicar em ARQUIVO, depois em PROPRIEDADES ou INFORMAÇÕES (para Office 2010 ou superior) e apagar o nome do autor e salvar.

8. As informações de identificação de autores(a) devem ser inseridas apenas nos campos respectivos do sistema eletrônico quando da submissão dos textos. Em local apropriado, indicado no sistema, devem ser apresentadas as credenciais acadêmico-profissionais dos(as) autores(as), em no máximo 3 linhas (titulação/função/nome da Instituição), seguidas de um endereço eletrônico de referência. Esses dados atualizados são obrigatórios e não devem ser incluídos no próprio texto, para não comprometer a avaliação cega.

9.  São admitidas colaborações em português, inglês e espanhol.

10. Artigos para os núcleos temáticos de cada edição devem ter um mínimo de 30 mil e máximo de 45 mil caracteres (com espaço), formato em página A4, espaçamento 1,5, corpo 12 na fonte Times New Roman, justificado. As páginas NÃO devem ser numeradas.

11. Artigos devem trazer resumos em português, inglês e espanhol (nesta ordem), além do título do artigo e de três palavras-chaves nesses mesmos idiomas. Textos sem esses elementos pré-textuais serão rejeitados. O resumo em espanhol não aparecerá no PDF do artigo, apenas nos metadados.

12. Títulos e subtí­tulos devem ser grafados com maiúsculas e minúsculas, sem numeração.

13. O título do artigo deve conter até 90 caracteres (com espaço), no máximo, e os intertítulos até 30 caracteres (com espaço).

14. Resumo deve conter entre 800 e 1.100 caracteres, com espaço.  Devem vir acompanhados de três palavras-chave.

15. Palavras estrangeiras não absorvidas pela Língua Portuguesa devem vir em itálico. O mesmo em relação a nomes de jornais, revistas, portais e outros tipos de mídias. 

16. Citações no corpo do texto devem vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação, ano de publicação e páginas do texto citado, colocados entre parênteses. Se o autor integra a frase, colocar somente o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da publicação.

17. Citações com mais de três linhas devem estar separadas num parágrafo próprio, com recuo à esquerda de 4 cm, e corpo 11, entrelinha simples.

18. As notas de rodapés devem ser evitadas, salvo em caso extremamente necessário para explicação relevante que não pode ser incluída no corpo do texto. Ainda assim, devem ser curtas.

19.  Textos formatados fora das Normas da ABNT não serão aceitos pela Comissão Editorial. Os trabalhos devem ser normalizados de acordo com as NBRs 6023 (referenciação bibliográfica no final do artigo) e 10520 (citação no corpo do texto), do ano de 2002, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os trabalhos devem ser normatizados conforme a coletânea "Procedimentos para a Elaboração de Citações e Referências conforme ABNT", organizada pela  Biblioteca Universitária da UFSC.

20. Imagens ou ilustrações devem vir em resolução mínima de 300 dpi para garantir a qualidade na reprodução impressa.

21. Deve-se evitar tabelas, imagens e gráficos nos artigos. Caso seja extremamente necessário para a compreensão dos textos, esses elementos devem vir acompanhados com os devidos créditos e fontes.  Devem vir no corpo do texto e ainda inseridos no sistema como Documentos Suplementares, salvos preferencialmente em extensão PNG.

22. A obtenção de permissão para reprodução de ilustrações é de responsabilidade do autor.

23. Resenhas seguem as mesmas normas dos artigos e devem se limitar a três páginas ou no máximo 8.000 caracteres com espaço. Não é necessário Resumo e Palavras-Chave. Livros e obras de referência que sejam objetos de resenha devem ser atuais, com no máximo dois anos de publicação. Resenhas devem vir acompanhadas de capa do livro, em arquivo anexo.

24. Entrevistas devem ter até oito páginas ou no máximo 24.000 caracteres, com resumo e palavras-chave em português, inglês e espanhol. Devem vir acompanhadas de fotografia do entrevistado, com os devidos créditos.

25. Todos os textos devem estar adequados ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

 

26. A Comissão Editorial reserva-se o direito de realizar no texto modificações formais que sejam necessárias para a adequação ao projeto gráfico da revista.

27. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto devem estar ativos e prontos para clicar.

28. Os autores são responsáveis pelo conteúdo dos artigos, inclusive em termos ético e de originalidade do texto, e devem ceder os direitos autorais à revista Estudos em Jornalismo e Mídia. A identificação de plágio implica em exclusão do sistema de avaliação.

29. Os artigos científicos serão submetidos a dois pareceristas ad hoc ou do Conselho Editorial da revista EJM. Em caso de uma aprovação e uma não recomendação, o texto passará por um terceiro parecerista. Para mais informações sobre o sistema de peer review adotado pela revista, consultar o tópico Processo de Avaliação pelos Pares e as Diretrizes para Avaliadores.

30. Se o texto for republicado em obra do autor, a revista deverá ser informada e deverá constar informação de que o texto foi publicado anteriormente na Estudos em Jornalismo e Mídia.

31. O autor que tiver textos publicados na revista somente poderá ser republicado dois anos depois.

Temas Livres

Artigos encaminhados por pesquisadores, avaliados por pares em double blind review, que não atendem às chamadas de textos, mas abordam outros temas relevantes.

Núcleo Temático

Artigos encaminhados por pesquisadores, avaliados por pares em double blind review, que atendem às chamadas de textos e têm afinidades com as temáticas da edição.

Comentários

Artigos curtos sem exigências formais acadêmicas na estrutura textual, e que se debruçam sobre temas relevantes para a área.

Autores Convidados

Caracteriza-se por artigos de autores convidados que não foi avaliado pelos pares.

Resenhas

Leituras críticas e descritivas sobre livros e outros produtos semelhantes pertinentes ao campo do Jornalismo e da Comunicação, com no máximo dois anos de seu lançamento.

Entrevistas

Diálogos com importantes nomes da pesquisa, do pensamento e da prática jornalística.

Política de Privacidade

Nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.