SEO no Jornalismo: títulos testáveis e suas implicações

2020-04-30
Atrair a atenção e o clique de quem lê. O objetivo deste artigo de Thaisa Bueno e Lucas Santiago Arraes Reino é discutir como a ferramenta SEO (Search Engine Optimization), utilizada para monitoramento de métricas e estratégias de otimização dos mecanismos de busca na internet, pode transformar a narrativa, a produção e o consumo de conteúdos jornalísticos. Com foco principal nos títulos, nas rotinas produtivas e de edição, Bueno e Reino utilizam entrevistas com jornalistas de cinco veículos brasileiros como metodologia. Os critérios para a escolha dos veículos consideraram linhas editoriais distintas, a abrangência nacional/regional e aqueles nativos ou que migraram do impresso para o digital. Dentre as considerações, a dupla aponta que o assunto é ainda pouco debatido nas redações e que “o SEO altera a produção e consumo de conteúdo em ambientes digitais porque muda a lógica de quais termos usar, quais palavras destacar, entre outras técnicas de otimização”. Acesse o link para o artigo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2019v16n2p98/41759